publicidade

O lado feminino das pistas

Escrito por Bruna Tomaselli
A catarinense Bruna Tomaselli compete na USF2000 e integra o Programa Road To Indy buscando chegar à categoria máxima do automobilismo nos Estados Unidos, a Fórmula Indy.

Olá galera, sou Bruna Tomaselli, tenho 20 anos e sou uma das poucas mulheres pilotos do Brasil. Estou escrevendo aqui minha primeira coluna para o Portal Kart Motor. É uma satisfação ter esse espaço no principal site de notícias sobre o kartismo, que acompanha minha carreira desde a categoria Cadete. Pretendo trazer nesta coluna o lado feminino das pistas e também ideias e experiências para compartilharmos.

Neste primeiro texto vou falar um pouco mais sobre a USF2000, que é a categoria que estou competindo desde a temporada passada. A USF2000 faz parte do programa Road to Indy, junto com a Pro Mazda e Indy Lights. Todas elas são as categorias oficiais de acesso à Fórmula Indy, que é meu objetivo aqui nos Estados Unidos.

O final de semana de corrida da USF2000 é bem completo. Por fazer parte do Road to Indy, todas as nossas etapas são realizadas nos mesmos finais de semana da categoria principal, inclusive em Indianápolis, que foi realizada no último mês de maio. Nós pilotos ficamos envolvidos em todas as atividades extra pista, junto com os grandes nomes da Fórmula Indy. Participamos de sessões de autógrafos, entrevistas, ações de relacionamento com o público, entre outras coisas. Isso nos faz crescer muito como piloto dentro e fora das pistas.

No calendário da USF2000, as corridas não são apenas em 'Road Courses', ou seja, nos circuitos mistos. Nós também corremos nos ovais, que é uma das grandes paixões dos norte-americanos, e também em circuitos de rua. Todo esse mix de pistas abre um leque de técnicas que o piloto aprende para carregar na bagagem.

Para nós que amamos e vivemos este mundo da velocidade, sabemos da importância de seguir carreira em uma categoria que te faça aprender, acima de tudo.

Bom, por hoje é isso. Na próxima coluna trarei mais detalhes sobre a minha jornada nos Estados Unidos.

Muito obrigado pela torcida de todos.

Bruna Tomaselli - @brunatomaselli

Leia mais colunas do autor