publicidade
06/12/2017 07:38

12 Horas da RA Racing reuniu 42 equipes e mais de 350 pilotos no Kartódromo Beto Carrero


Foto: Eduardo Beltrame

O RA Racing Endurance 12 Horas, maior evento de kart indoor do sul do Brasil, teve sua segunda edição disputada no último sábado (2) no Kartódromo Beto Carrero, com a presença de 42 equipes de diversos estados e mais de 350 pilotos participantes.

O evento teve inúmeras atrações para os pilotos, familiares e espectadores. As crianças, além de acompanharem os adultos na pista, tiveram acesso ao Espaço Kids, com muitos brinquedos. Além disso, estava à disposição o Espaço Beleza, fisioterapeutas para os pilotos e exposição de carros e karts, como o kart do campeão brasileiro de 2017, Benê Spengler, ou o carro do campeão brasileiro de drift, Marcio Kabeça. Na pista, um Fórmula VEE foi o “carro madrinha”.

A prova teve seu treino classificatório na noite de sexta-feira, seguido por um briefing e o jantar para pilotos e convidados. A pole position foi marcada pelo kart da RKC 52 com a piloto Viviane Gola ao volante. O segundo lugar ficou com a equipe RNK 35 e a terceira posição ficou com a Joinkart 4.

A prova, com 12 horas de duração, tinha 11 paradas obrigatórias, sendo 10 de oito minutos e uma de 11. Na primeira hora de prova a liderança era da Joinkart 4. Após uma excelente largada e a consolidação da posição, eles eram seguidos pelo Fullkart 40 em segundo e Engelmann 77/RA 12 na terceira posição.

A segunda hora de prova foi marcada com cerca de 97 voltas completadas e a Engelmann 77/RA 12 estava na primeira posição, seguido pela Fullkart 40 e pela Joinkart 4. O quarto lugar era da Speed Kart Series 17, com Engelmann 77/Mônaco 25 e Joinkart 3 fechando os seis primeiros.

A cada hora um ponto era acrescido à tabela de classificação do campeonato de endurance para cada equipe. E, com três horas e 143 voltas completadas, a liderança ainda era da Engelmann 77/RA 12, com a Fullkart 40 em segundo e a Speed Kart Series 17 na terceira posição.

Quatro horas de prova e, com 188 voltas completadas, a Engelmann 77/RA era líder pela terceira vez seguida, com a Speed Kart Series 17 em segundo e a Fullkart 40 em terceiro. Com cinco horas, era a vez da Speed Kart Series 17 assumir a ponta, colocando a Engelmann 77/RA 12 em segundo e Joinkart 3 na terceira posição.

Na metade da prova, com 284 voltas, a Speed Kart Series 17 mantinha a liderança, algo que aconteceu também nas próximas três horas de prova. Assim, o time conquistava pontos que seriam importantes para a definição do campeonato de endurance de kart indoor.

Uma nova mudança na liderança aconteceu na 10ª hora, já com 461 voltas completadas, com o retorno da Engelmann 77/RA 12 para a primeira posição. O segundo lugar estava com a Speed Kart Series 17, que já tinha nove paradas realizadas, contra 8 da Engelmann 77/RA 12, que cometeu um erro de cálculo e não validou uma de suas paradas. A terceira posição era do Joinkart 4.

Após as últimas paradas obrigatórias, a equipe Força Livre/MDK 5 assumiu a liderança com uma estratégia perfeita e levou o kart até uma vitória inédita. A Speed Kart Series 17 terminou na segunda posição e somou os pontos necessários para garantir o título do CEKI em 2017. A Alligators Arm 33 terminou na terceira posição, seguida pela Fullkart 40 em quarto. O quinto e sexto lugares foram da Joinkart, com os karts 3 e 4.

O endurance RA RACING encerra um ano de absoluto sucesso de público e crítica, com uma previsão de excelentes eventos em 2018. O maior evento de kart do sul do Brasil foi transmitido nos canais oficiais da organização e os números são surpreendentes: mais de 90 mil pessoas acompanharam a prova e mais de 1600 comentários foram feitos pelos espectadores.

Fonte: Alan Aguiar

  • Não há comentários cadastrados até o momento!