publicidade
02/08/2017 08:28

André Novaes levou o kartismo mineiro ao pódio da F4 Graduados no Beto Carrero

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Bruno Gorski

André Novaes


Entre os dias 10 e 22 de julho o Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina, sediou a 52ª edição do Campeonato Brasileiro. 522 pilotos participaram das disputas que revelaram os melhores competidores do país. Representando Minas Gerais na categoria F4 Graduados, o jovem André Novaes (Gontijo) foi um dos maiores destaques do torneio e levou a bandeira do Estado à terceira colocação.

Vindo de uma tradicional família do kartismo mineiro André é filho de Evaldo Novaes. Seu pai, conhecido piloto das competições no estado, coleciona inúmeros títulos e uma história de grandes conquistas. André começou a competir em 2012, sempre utilizando os motores quatro tempos. Desde então tem participado regularmente das corridas em Minas, dos Brasileiros e tem como pontos altos de sua trajetória o título do Mineiro deste ano, além do Vice-Campeonato do GP Nacional de 2013.

Com equipamento baseado nos chassis Mini e motores Honda de 390cc, André deu início à sua participação no Brasileiro bem antes do início da programação oficial. Disposto a lutar pelo título o piloto, participou da Copa SPR neste mesmo kartódromo ainda no mês de junho. Naquela ocasião ele pôde conhecer o kartódromo e iniciar a sua preparação. De forma impressionante o piloto já achegou andando muito rápido e ficou com o título da competição.

Animado com o resultado, o mineiro de 20 anos desembarcou na cidade de Penha no dia 10 de julho para, então, buscar o tão esperado título do Brasileiro. Muito dedicado ele participou dos quatro treinos livres que compuseram a programação e, entre os 34 competidores, foi o mais veloz no último treino.

O prognóstico era excelente para a tomada de tempos e, com o oitavo tempo geral, ele garantiu o direito a largar da quarta fila do grid na primeira classificatória. Infelizmente, nesta prova, a quebra de um componente do chassi o fez chegar apenas no 17º lugar. Sem desanimar André seguiu sua trajetória e, com muita, garra, conseguiu se recuperar terminando em 11º na segunda corrida e em sétimo na terceira. Com 35 pontos perdidos ele se classificou na 10ª posição para a final e, com isso, devido à grande competitividade, sentia-se de volta à disputa pelo título.

A corrida Final contou com 17 voltas e, numa disputa ferrenha pelos primeiros lugares, o piloto da Gontijo mostrou porque é um dos principais de sua geração. Pouco a pouco ele foi superando seus concorrentes e, nas últimas voltas, com duas manobras muito arrojadas, conseguiu pular da quinta para a terceira posição e, assim, receber a bandeirada num comemorado TOP3.

“Estou muito feliz de ter conseguido participar de forma tão competitiva deste Campeonato Brasileiro. O nível dos pilotos é muito grande e, com os motores sorteados, temos realmente que tirar a diferença no braço e nos detalhes dos ajustes. Agradeço à minha equipe, a torcida dos amigos e família e, principalmente, à viação Gontijo pelo apoio e confiança”, comentou o piloto de 20 anos.

DESAFIOS SEGUEM EM ALTA VELOCIDADE – Pelo representativo resultado no Campeonato Brasileiro, André já almeja voos mais altos nos próximos meses. De agosto a dezembro ele disputará a Taça Minas Gerais nas categorias F4 Graduado e Sprinter, que utiliza motores 125cc.

Além disso, entre os dias 11 e 14 de outubro ele estará em João Pessoa, na Paraíba, quando participará da Copa Brasil, competição mais importante do segundo semestre do ano.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!