publicidade
19/04/2017 14:56

CBA e Rotax se unem para realizar o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax

Autor: WNGMKT.


Foto: Divulgação

A Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil, anunciou nesta quarta-feira (19) que o Festival Brasileiro Rotax passará a se chamar oficialmente de Campeonato Brasileiro de Kart Rotax e contará com a participação oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Após pouco mais de seis temporadas no Brasil, a marca de motores austríaca passa a ter o respaldo oficial da maior entidade do automobilismo brasileiro. O Campeonato Brasileiro de Kart Rotax será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, no Kartódromo Granja Viana.

O anúncio coloca, na prática, a Rotax no calendário de competições oficiais da CBA e coroa seis anos de trabalhos intensos da marca austríaca no Brasil. 'Estamos no Brasil desde meados de 2011. Começamos com uma dezena de karts na primeira corrida e, atualmente, somos os responsáveis por mais da metade dos pilotos no maior e mais disputado campeonato regional do Brasil, que é a Copa São Paulo Granja Viana', diz Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting.

“Paralelo a isso, fizemos um trabalho sério, mostrando aos pilotos que há sim alternativa acessível para competir com paridade e em alto nível. Em seis temporadas, tivemos a chegada de centenas de pilotos, dos quatro cantos do País. Além disso, investimos bastante para fazer o melhor campeonato Sul-Americano que o Brasil já teve, com mais de 50 pilotos do exterior, em 2015, em Florianópolis', completou.

As tratativas entre a Rotax e a CBA estavam sendo realizadas há algum tempo. 'Agradecemos ao Presidente Cleyton Pinteiro por ter criado as condições para que o projeto pudesse ir adiante e também à nova administração da CBA, Waldner ‘Dadai’ Bernardo, Pedro Sereno e Giovanni Guerra, que nos receberam de portas abertas e fortalecendo a união. Fico muito feliz em perceber que a nova gestão do kart nacional realmente está focada no que os pilotos sempre quiseram: avançar o kartismo. A filosofia da Rotax é aprovada pela FIA e é exemplo em todo o mundo', disse Wilton.

Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, acredita que este momento marcará uma nova fase para a modalidade no Brasil. 'A Rotax tem tido sucesso em várias partes do mundo com seus motores e competições. Em nível mundial, seus eventos são reconhecidos pela FIA e, em nosso país, as provas aconteciam com um crescimento notável nos eventos da Granja Viana. Acredito que a chancela da CNK/CBA trará um novo status ao evento nacional da marca e, com isso, certamente abrirá portas ao crescimento ainda maior destas categorias', comentou.

O Campeonato Brasileiro de Kart Rotax premiará dois pilotos com vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals. 'Serão duas vagas. Uma para o campeão da DD2 (pilotos de 15 a 32 anos) e a outra para o campeão da DD2 Masters (piloto com mais de 32 anos). Além disso, estamos buscando outras premiações para agregar ao campeonato. Vem muita novidade boa por aí. As inscrições começam em breve', avisa Wilton.

SUCESSO NO MUNDO TODO – Atualmente, a Rotax é considerada o maior caso de sucesso do kartismo mundial e uma das principais referências em qualidade e custo x benefício. Todo esse sucesso deve-se a uma sequência de fatores, que vão desde o projeto de produção dos motores, até o formato de disputa das competições.

A BRP-Powertrain, fabricante dos motores Rotax, Jet-Skis Sea-Doo e Quadriciclos Can-Am, mostrou ao mercado que é possível disputar corridas de kart em iguais condições, o que se torna muito mais atrativo para os pilotos, preparadores e patrocinadores. Um dos principais desafios da BRP é manter a qualidade e a equalização dos motores. Por esse motivo, a indústria investe milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento e promove o Rotax Max Challenge em mais de 70 países, além, é claro, do Rotax Max Challenge Grand Finals, que é reconhecido como as Olimpíadas do Kart, por reunir mais de 360 pilotos, todos eles sendo campeões de ao menos uma competição nacional em um dos mais de 60 países participantes.

O Campeonato Brasileiro de Kart Rotax será promovido e realizado por Mach5 Karting, sob supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo e Confederação Brasileira de Automobilismo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!