publicidade
08/03/2018 14:09

Tecnologia dos equipamentos de medição eletrônica auxiliará os comissários nas vistorias técnicas em eventos nacionais

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), tem trabalhado de forma incessante na busca por melhorias na modalidade base do esporte no país. Seja na organização das competições, na homologação dos produtos, no treinamento dos oficiais ou, na melhoria dos procedimentos, a palavra de ordem é inovação.

Nesse sentido, a CNK tem apresentado importantes avanços, principalmente no que tange a inclusão de aparatos tecnológicos aos eventos. Leitores de códigos de barras para os pneus e medidores de indução elétrica dos combustíveis já têm sido usados regularmente e, com isso, a agilidade e confiabilidade nos procedimentos de vistoria técnica aumentou consideravelmente.

Após visita ao Mundial de Kart 2017, na Inglaterra, os presidentes Waldner Bernardo (CBA) e Pedro Sereno (CNK) identificaram alguns novos equipamentos de medição que podem auxiliar ainda mais o trabalho dos comissários técnicos. Assim, especificamente para os procedimentos de controle de pneus e medição dos motores, a temporada 2018 terá importantes novidades.

MOTORES – Para a medição dos motores a CBA adquiriu uma Bureta Eletrônica. O equipamento da marca Titrette, modelo Classe A Brand, com capacidade de 50ml conta com precisão certificada de 0,001 ml. Com este produto poderá ser determinada, com a maior precisão possível, a capacidade volumétrica da câmera de combustão dos motores, assim como se eles se enquadram nos regulamentos específicos para cada categoria.

A CNK irá recomendar a todas as federações que utilizem o processo de medição por meio da bureta digital para os cabeçotes introduzidos no mercado este ano, ou seja, aqueles que apresentam válvulas de alívio de pressão. Para os cabeçotes antigos o procedimento de medição com a bureta convencional deverá ser mantido. A partir do Brasileiro deste ano o processo de implantação dos novos cabeçotes já terá sido concluído e, com isso, as medições deverão ser realizadas somente com a bureta digital.

PNEUS – Com o objetivo de detectar o uso de produtos proibidos para o aumento de aderência dos pneus, a CBA comprou o MiniRae Lite. Este equipamento tem sido amplamente utilizado nas competições internacionais e permite determinar, em cerca de três segundos, se naquela superfície foi aplicado algum tipo de produto diferente do determinado como padrão. Assim, de maneira rápida e precisa, os comissários poderão ter a certeza da lisura nos pneus de todos os concorrentes.

“Vivemos em um momento da história em que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e, mais do que isso, se renova em uma velocidade absurda. Temos estudado muito as inovações que surgiram nas competições internacionais, como o Mundial, WSK, SKUSA, etc e, na medida do possível, iremos incrementar cada vez mais os nossos processos de vistoria”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!