publicidade
16/02/2018 07:47

Com título inédito para o Brasil no Volante Winfield, Caio Collet garante temporada gratuita na Fórmula 4 Francesa

Autor: FG Com


Foto: Divulgação

Caio Collet


Apontado como um dos jovens talentos do automobilismo nacional, o paulista Caio Collet (All Road Management / Matrix Energy Trading) conquistou mais um feito inédito em sua carreira, em um ano importante em que faz a transição do kart para o automobilismo. O piloto venceu na última quarta-feira (14) no circuito de Paul Ricard, na França, a tradicional seletiva “Volante Winfield”, que já revelou grandes campeões e lendas do automobilismo mundial, entre eles o tetracampeão de Fórmula 1 Alain Prost e o campeão da F1 de 1996 Damon Hill.

Foram três dias de disputas no traçado de 3,8 km, que receberá este ano o GP da França de F1. No total, 58 pilotos se inscreveram para disputar o “Volante Winfield” e 18 foram selecionados. Com concorrentes entre 14 e 17 anos, representando nove países, Collet foi o único brasileiro na seletiva e agora se tornou o primeiro piloto do país a conquistar o título.

O evento, realizado desde 1972 pela escola Winfield, oferece aos pilotos mais que um processo seletivo. Supervisionado por mais de 25 profissionais, incluindo instrutores, engenheiros, mecânicos e um painel de juízes, o programa proporciona aos competidores a descoberta de fatores essenciais para os que estão iniciando suas carreiras, em busca de um caminho profissional. Todas as análises são bastante criteriosas e não é à toa que mais de 30 pilotos que passaram pelo evento chegaram à Fórmula 1, alguns foram campeões do mundo não só na categoria, mas em outros campeonatos de alto nível como FIA WEC, entre outros.

Os concorrentes também tiveram a oportunidade de serem avaliados por profissionais que estão envolvidos com a Fórmula 1 atual, como Julien Simon-Chautemps (engenheiro sênior da Alfa Romeo Sauber F1 Team) e Gregory Thomas (engenheiro da Pirelli). No primeiro dia de disputa, na segunda-feira (12), os candidatos passaram por testes físicos, mentais, media training, aulas sobre o carro, funcionamento dos pneus, entre outros.

No segundo dia, eles foram divididos em três grupos de seis pilotos para quatro treinos livres com o novo Winfield Fórmula 4 Mygale-Renault (pneus Pirelli). Collet liderou todas as sessões do seu grupo. Em seguida, os pilotos tiveram dois treinos classificatórios e o brasileiro registrou o segundo melhor tempo nas duas tomadas.

Após todas as análises, três pilotos chegaram à final. Além de Collet, também brigaram pelo título o sul-africano Stuart White e o francês Pierre-Louis Chovet. Com carros sorteados, cada um foi para a pista três vezes, revezando os mesmos carros entre si, para que a disputa acontecesse em situação de igualdade. Cada piloto mantinha apenas o seu próprio pneu. Foram cinco voltas cronometradas com cada carro, levando em consideração a melhor média.

A premiação total do evento foi de 230 mil euros (mais de 900 mil reais) e, com a vitória, Collet terá a temporada completa na Fórmula 4 Francesa 2018 paga pela escola Winfield. “Estou muito feliz. Foram três dias muito disputados e é uma honra ter vencido, principalmente porque foi muito difícil”, comentou.

“Sem dúvida, também foi uma grande oportunidade para a minha carreira, já que ganhei o prêmio para disputar a temporada completa da F4 Francesa e isso me motiva ainda mais”, continuou o brasileiro, que não conhecia o circuito de Paul Ricard. “Gostei bastante da pista. O traçado é muito legal, mas é preciso tomar muito cuidado para não passar do limite da pista, que é de alta velocidade”, completou.

Collet, que faz parte do grupo de pilotos da All Road Management do empresário Nicolas Todt, tem vários títulos no kart e em 2015 subiu ao pódio no Mundial de Kart, com o terceiro lugar. Este ano, disputou suas primeiras corridas pela Fórmula 4, no início do mês, nos Emirados Árabes, e em sete provas conquistou uma vitória, quatro segundos lugares, um terceiro e um quarto, além de duas poles positions e duas melhores voltas.

A temporada da F4 Francesa terá início no dia 1º de abril no circuito de Nogaro.

Os pilotos que disputaram o Volante Winfield 2018:
Caio COLLET (BRA) - 15 anos
Stuart WHITE (AFS) - 16 anos
Pierre-Louis CHOVET (FRA) - 15 anos
Sébastien DEBOURG (FRA/BUL) - 15 anos
Ugo DE WILDE (BEL) - 15 anos
Joshua DURKSEN (PAR) - 14 anos
Adam ETEKI (FRA) - 15 anos
Alessandro GHIRETTI (FRA) - 16 anos
Arthur LECLERC (MON) - 17 anos
Esteban MUTH (ALE) - 16 anos
O’Neill MUTH (ALE) - 14 anos
Théo NOUET (FRA) - 15 anos
Théo POURCHAIRE (FRA) - 14 anos
Hugo ROCH (FRA) - 16 anos
Pierre-Andréa VERREAUX (FRA) - 16 anos
Victor VINCENT (FRA) - 16 anos
Noah WATT (DIN) - 15 anos
Cylien ZAMMIT (FRA) - 16 anos

  • Não há comentários cadastrados até o momento!