publicidade
27/06/2008 12:14

João Gonçalves faz preparação diferente já pensando nos play offs

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Nei Tessari

João Gonçalves


A Copa São Paulo Granja Viana de Kart vive ares de definição na temporada 2008. A aproximação dos playoffs – fase em que apenas os dez primeiros colocados de cada categoria continuarão na briga do título – começa a mudar o ritmo de trabalho de pilotos e equipes. Quem está mais próximo de se classificar, busca melhorar sua posição no campeonato. Quem está de fora, quer uma vaga a qualquer custo.

 

Já classificado entre os dez primeiros da categoria Shifter Kart, a mais rápida dos regionais disputados em São Paulo, João Gonçalves (Dolly/ Kart-Mini/ AMF/ Alpinestars) intensificou os treinos com atenção especial para o procedimento de largada. No kart são comuns as largadas lançadas, por conta de os motores não serem dotados de câmbio e embreagem. Já na Shifter, que utiliza caixa de seis marchas, o momento da luz verde se assemelha muito ao início de uma corrida de categorias do tipo Fórmula.

 

“Sempre corri em categorias que largavam em movimento e estou fazendo minha temporada de estréia na Shifter. Então, a largada parada ainda é uma novidade e foi meu principal ponto de dificuldade nas primeiras corridas”, lembra o piloto, bicampeão da Copa Brasil de Kart. “A dificuldade maior nesse tipo de largada é que a embreagem fica na mão do piloto. Como nas saídas de box fazemos o kart pegar no ‘tranco’, a experiência de acionar a alavanca atrás do volante com o motor no giro máximo só é vivida mesmo durante as largadas. Então a sensibilidade precisa ser aprimorada para que o piloto não perca tempo, nem deixar o motor apagar, avalia o representante da equipe Kartzoom.

 

A categoria Shifter na Copa São Paulo Granja Viana tem média de 25 pilotos por etapa, guiando karts que chegam a mais de 130 km/h no final da reta principal. Em função disso, é uma das mais equilibradas do torneio e o líder do campeonato até aqui é Danilo Dirani. A quinta etapa, neste sábado, é a penúltima antes do início dos playoffs – disputados nas três provas finais. João Gonçalves ocupa a oitava colocação no campeonato. A largada da categoria está prevista para as 10h50. A entrada no kartódromo é franca.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!