publicidade
03/08/2010 13:59

Caio Lara subiu no pódio em Chicago e entra na briga pelo título da Fórmula Mazda

Autor: Divulgação


A oitava e nona etapas do Campeonato Star Mazda foram disputadas neste último final de semana no circuito Autobahn Country Club, que fica próximo a cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O Brasil esteve representado no pódio novamente pelo piloto Caio Lara, que conquistou o segundo lugar na primeira prova e subiu para a 3ª colocação no campeonato.

Lara teve um bom rendimento nos treinos livres realizados na quinta e sexta-feira, e acreditava em uma boa colocação no treino de classificação para a primeira prova. O que ninguém esperava era uma chuva muito forte logo na manhã do sábado, pegando algumas equipes de surpresa. Uma delas foi a do próprio brasileiro, que teve de colocar seu piloto com pneus de chuva usados para realizar o treino classificatório, fazendo com que o resultado final não passasse de uma mera 14ª posição no grid de largada. “Foi um erro não nos prepararmos para a chuva forte. Fiquei sem pneus novos para fazer a classificação com pista molhada e isso mudou tudo. Simplesmente era impossível guiar com os pneus usados. Quando minha equipe conseguiu montar um set de pneus novos já era tarde, tivemos uma bandeira vermelha e o treino foi encerrado, e aí não deu para fazer mais nada”, disse um decepcionado Caio Lara.

A primeira prova foi realizada na tarde do sábado já com tempo firme e pista seca, dificultando ainda mais as possibilidades de briga por posições durante a prova. Caio Lara, apostando no bom rendimento de seu carro nos treinos livres, deu show de pilotagem, e volta a volta foi surpreendendo pilotos e torcedores ali presentes, fazendo várias ultrapassagens e conquistando várias posições até encostar no líder, tentando brigar pela vitória até a última volta da prova. “Fantástico este resultado. Depois dos problemas na classificação por causa da chuva forte, parece que agora tudo voltou ao normal. Esta pista é muito longa e largando no pelotão de trás as dificuldades aumentam ainda mais. Não esperava um resultado tão positivo. Quero agradecer muito aos meus engenheiros por conseguirem preparar um carro perfeito para esta pista, estou muito feliz”, comemorou o brasileiro.

No domingo o quadro se inverteu. Sem surpresas e com o tempo firme logo pela manhã, os pilotos foram à pista  para realizar o treino de classificação para a 9ª etapa. Caio Lara conseguiu uma boa volta e cravou o quarto melhor tempo. “Estou bastante otimista para esta prova, mantivemos o acerto utilizado ontem e acredito que temos chances de brigar pela vitória”, comentou Lara.

Já alinhados para a largada e com os giros dos motores lá em cima, os pilotos aguardavam o apagar das luzes vermelhas para iniciar a disputa. Neste momento, na quarta posição do grid, Caio Lara percebeu que tinha problemas em seu sistema de embreagem e, ao mover seu carro em alguns centímetros antes da largada, acabou sendo punido pelos comissários de pista por “queima de largada”, tendo de cumprir um “drive-thru”, que consiste em fazer uma passagem pelo pit-line logo na segunda volta da prova.

Com a punição Lara caiu da quarta para a vigésima colocação, e novamente de forma brilhante e encantando a todos, Lara fez onze ultrapassagens e concluiu a prova na nona colocação. “É muito frustrante quando se sabe que por um defeito mecânico você acaba com um final de semana de muito trabalho. Outros pilotos já tiveram o mesmo problema com embreagem em outra etapa e desta vez foi comigo. Paciência, isto pode acontecer com qualquer um. O mais incrível é que tive duas situações muito parecidas em um mesmo final de semana, mas prefiro levar isto como ensinamento e não como falta de sorte. O mais importante é que voltei a ter chances de lutar pelo título e ainda temos quatro etapas a serem disputadas  e tudo pode acontecer”, encerrou Lara.

Após a rodada dupla em Chicago o campeonato ficou assim:
1º - Conor Daly – (USA) 371 pontos
2º - Anders Krohn – (NOR) 317 pontos
3º - Caio Lara - (BRA) 291 pontos
4º - Mikael Grenier (CAN) 289 pontos
5º - Tristan Vautier (FRA) 283 pontos

O próximo desfio para os pilotos da Star Mazda já esta marcado para o próximo dia 15 de agosto e será disputado no tradicional circuito de rua na cidade de Trois-Rivieres, que fica localizado perto de Quebec, no Canadá.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!