publicidade
26/04/2018 10:06

Cinco brasileiros disputaram a etapa de abertura do Campeonato Europeu, na Itália. Confira como foram

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Instagram Felipe Massa

Felipe Massa, presidente da CIK, com os brasileiros Roberto Faria (E), Gabriel Bortoleto, Guilherme Figueiredo e Rafael Câmara


Sarno, na Itália, é por demais conhecida no kartismo mundial. É lá – dentre outros kartódromos – que se realizam muitos eventos internacionais, como etapas do Europeu e do Mundial.

E foi lá, em meio a 158 pilotos divididos em duas categorias, que cinco brasileiros estiveram no último final de semana para a disputa da etapa de abertura do Campeonato Europeu para as categorias OK e OK Júnior.

Disputada no tradicional sistema CIK/FIA, com os pilotos divididos em grupos que se enfrentavam para definir os 34 que iriam para a Final, a OK Junior tinha 78 competidores, dentre eles os “brazucas” Gabriel Bortoleto, Guilherme Figueiredo, Rafael Câmara e Roberto Faria. Na OK, que teve 80 pilotos, o único brasileiro era Olin Galli.

O carioca, dono de seis títulos no Campeonato Brasileiro, foi vencedor de uma das provas classificatórias, no enfrentamento dos grupos A e B. Na disputa do BxF ele foi o 7º colocado, mas nas três outras provas o carioca obteve apenas o 21º, 22º e 27º. Assim, com a 42ª posição após a soma dos pontos, Olin Galli acabou ficando fora da Final.

Na OK Junior a situação foi inversa e dos quatro competidores brasileiros apenas um, o carioca Roberto Faria, não foi à Final. Mesmo assim, Faria chegou muito perto, terminando a série de classificatórias em 37º depois de ficar em 9º, 10º, 13º e duas vezes em 18º.

Bortoleto, Câmara e Figueiredo conseguiram passar. O melhor resultado foi de Gabriel Bortoleto. Três vezes em segundo, uma vez em 4º e outra em 9º, o paulista foi à Final largando em 6º, mas terminou a primeira etapa em 14º, 16 segundos atrás do primeiro colocado, o estoniano Aron Paul, que venceu as cinco classificatórias que disputou.

Guilherme Figueiredo conseguiu ir à Final logo na primeira vez que disputava uma etapa do Europeu, um feito bastante interessante para pilotos brasileiros. O sergipano fez dois 7º, um 8º, um 11º e um 13º, largando na prova decisiva em 21º. Gui, porém, foi obrigado a abandonar depois de ser envolvido em um acidente e ficou em 31º no resultado final.

Por fim, Rafael Câmara terminou quatro provas no top 10 (6º, 8º e duas vezes 10º) e largou em 24º na Final da OK Junior. O pernambucano terminou a prova, em 23º, a 26 segundos do vencedor.

O Europeu para as categorias OK e OK Junior terá ainda outras três etapas:
PF International (Inglaterra) – 20 de maio
Ampfing (Alemanha) – 17 de junho
Essay (França) – 5 de agosto

  • Não há comentários cadastrados até o momento!