publicidade
15/03/2017 08:45

Fórmula 3 Brasil foi lançada oficialmente em São Paulo e terá início neste final de semana em Curitiba

Autor: Luís Ferrari


Foto: Divulgação

A luz verde para a primeira corrida acontece na manhã deste sábado em Curitiba, mas a largada para a temporada 2017 da Fórmula 3 Brasil foi dada na noite da última segunda-feira (13). Dirigentes, chefes de equipe, pilotos, jornalistas e entusiastas do automobilismo lotaram a seda da Pilotech, em São Paulo, que promoveu o lançamento oficial do campeonato para convidados.

Um dos entusiastas dessa nova fase da categoria, Waldner Bernardo, o Dadai, presidente eleito da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), foi uma das presenças ilustres do encontro. Ele aproveitou o lançamento para explicar a participação da entidade, em conjunto com a Associação Nacional de Equipes de Fórmula (Anef), para a criação da F3 Academy, divisão especialmente criada para a formação de pilotos.

“Esse projeto se complementa com as escolinhas de kart e vai dar ao jovem piloto a condição de progredir, na pista e fora dela, com estrutura compatível ao que já existe na Europa para as categorias de monoposto. Vai aumentar a base, formando-os adequadamente. Estamos trabalhando juntos para criar uma nova história para o automobilismo nacional”, destacou Dadai.

O fomento da F3 Academy também tem o apoio da Pilotech, centro de treinamento referência em automobilismo no Brasil, que vai franquear os serviços de treinamento físico, psicológico e simuladores aos competidores da nova classe de entrada.

Já a divisão principal tem seis times confirmados e expectativa de reunir 14 pilotos na etapa de abertura, nos dias 17 e 18 de março, em Curitiba. 'A F3 é a principal escola do automobilismo nacional. Estamos recriando a categoria, para fortalecer essa base que é tão enraizada no Brasil. Os pilotos vão encontrar toda a estrutura necessária para que se desenvolvam. Será um ensinamento vital para poder competir em condições de ter sucesso e ganhar corridas durante a carreira”, avaliou Augusto Cesário, presidente da Anef.

Cada etapa da temporada 2017 terá duas sessões de treinos livres, uma qualificatória e duas corridas de 30 minutos mais uma volta, totalizando cerca de três horas de atividades de pista.

Para garantir equilíbrio de forças e aumento de competitividade, os carros são equalizados na parte mecânica. Com o uso de um dinamômetro de precisão, os motores ficam com a mesma potência – 250HP para F-3 Brasil e 220HP para F-3 Academy. Das oito provas do calendário, seis serão evento suporte da Porsche Império GT3 Cup.

Fórmula 3 – Calendário 2017:
Curitiba – 17 e 18 de março
Interlagos – 5 e 6 de maio
Velo Città – 2 e 3 de junho
Goiânia – 30 de junho e 1º de julho
Santa Cruz do Sul – 18 e 19 de agosto
Londrina – 15 e 16 de setembro
Curitiba – 6 e 7 de outubro
Interlagos – 1 e 2 de dezembro

Equipes confirmadas
Hitech F3
PropCar
Cesário Fórmula
Dragão Motorsport
Eng Makers Motorsport
Full Time

  • Não há comentários cadastrados até o momento!