publicidade
26/06/2017 08:51

Sérgio Sette Câmara mostrou evolução nas ruas de Baku e conquistou primeiro Top 10 na Fórmula 2

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Sebastian Rozendaal

Sérgio Sette Câmara


A quarta rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 2 foi encerrada neste domingo em Baku, no Azerbaijão. Defendendo as cores da equipe holandesa MP Motorsport, o brasileiro Sérgio Sette Câmara (PREDATOR Acer | SANEPAV | TAESA | BELL) conquistou o seu melhor resultado da temporada até aqui. Na prova deste domingo, oitava do campeonato, ele terminou na nona posição.

O fim de semana de Sérgio teve início na sexta-feira, com a única sessão de treinos livres do cronograma. Sem nunca ter estado naquele traçado, que ocupa mais de seis mil metros de ruas e avenidas da cidade, o brasileiro mostrou-se extremamente preparado. Tendo feito várias sessões de simulador, ele entrou completamente familiarizado na pista e não demorou para conseguir registrar voltas muito rápidas. Com o tempo de 1m54s835, ele ficou com a quarta melhor marca da sessão e seguiu confiante para a tomada de tempos.

Nesta sessão classificatória, realizada cerca de duas horas depois, Sérgio tinha dois jogos de pneus novos para buscar a sua volta ideal. Com o primeiro jogo o brasileiro foi muito bem e voltou aos boxes com a sétima marca. Já no segundo jogo, quando a pista estava um pouco melhor, ele foi obrigado a abortar sua volta em virtude de uma bandeira vermelha. A batida de um concorrente em uma barreira de proteção obstruiu a pista e, com isso, sem ter o que fazer, Sérgio perdeu a sua “volta do pneu”. Assim, com apenas oito voltas completadas contra 11 dos demais concorrentes, ele ficou com o tempo de 1m53s853, que lhe garantiu a 11ª posição para a largada da primeira prova.

A primeira corrida foi muito proveitosa para o brasileiro. Após uma largada conservadora, Sette Câmara imprimiu um forte ritmo e, num layout de pista que ele adora, muito parecido com Macau, ele mostrou muito boa adaptação à categoria. Com voltas bastante velozes ele não demorou a recuperar posições e, a seis voltas para o fim, já aparecia no oitavo lugar pressionando o sétimo e o sexto. Sérgio sabia que estava mais rápido que os concorrentes e estudava o momento ideal para a ultrapassagem quando, após um acidente, a quatro voltas para o final, a corrida foi encerrada. Apesar de ter finalizado na oitava posição, o que lhe garantiria a pole-position para a corrida deste domingo, Sérgio e outros três pilotos foram penalizados em 10 segundos por excesso de velocidade em setor com bandeira amarela e, assim, seu resultado nesta prova acabou sendo a 13ª posição.

Neste domingo, mais uma vez com um carro que se mostrou rápido e confiável, ele fez uma boa corrida de recuperação. Sérgio partiu da sétima fila do grid, manteve-se bem na largada e logo em seguida passou a pressionar os concorrentes. Sem a obrigatoriedade do pit stop e, sem nenhuma interrupção por safety-car, o piloto ganhou quatro posições na pista e encerrou a corrida em nono lugar, sua melhor posição de chegada nesta temporada.

“Depois dos problemas mecânicos em Mônaco posso dizer que fiquei feliz de ter um carro rápido e confiável aqui em Baku. Comecei de forma excelente no treino livre e na tomada, não fosse a bandeira vermelha, certamente eu teria largado entre sexto e oitavo. Infelizmente a punição de forma completamente questionável na primeira corrida me tirou a chance de pontuar pela primeira vez no campeonato e, pior, a pole para a prova deste domingo. Hoje foi legal de novo. Mostrei velocidade e rápida decisão quando precisei ultrapassar os concorrentes na pista e vir ganhando posições. Agradeço à equipe, que conseguiu dar a volta por cima e trazer um conjunto legal para cá. Daqui duas semanas estaremos na Áustria, em Red Bull Ring, uma pista que eu gosto muito e tenho boas recordações na F3”, finalizou o jovem de 19 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!