publicidade
17/03/2017 09:04

Fórmula 3 abre temporada com 13 pilotos - e muitos kartistas - em Curitiba

Autor: Luís Ferrari


Foto: Luca Bassani

Não foram poucas as atenções despertadas pelo novo pacote da Fórmula 3. Entre novatos e veteranos da principal categoria formadora de pilotos do Brasil, serão ao menos 13 competidores em ação na corrida de Curitiba neste sábado – e um ilustre visitante.

Campeão da Stock Car em 2016, Felipe Fraga não apenas vai acompanhar o amigo Enzo Elias na jornada de estreia pela equipe Hitech, como teve ainda a oportunidade de voltar a acelerar um carro de fórmula na tarde desta quinta-feira em Curitiba.

“Foi muito legal o dia. Agradeço ao Rodrigo, da Hitech, pelo convite. Tivemos férias muito longas e este foi meu primeiro contato com um carro de corrida desde a conquista do campeonato da Stock Car, além do kart, onde mantenho os treinos. Foi muito legal andar em Curitiba, onde estou morando. O carro é muito rápido: faz o S de alta a 200 km/h fácil. De Stockão a gente vem a 180 ali no limite do limite”, declarou Fraga.

Outro que matou a saudade de um teste coletivo com os carros de corrida mais velozes do Brasil foi o atual vice-campeão, Guilherme Samaia. O competidor da equipe Cesário F3 comparou a nova configuração dos motores da categoria – equalizados – com o cenário anterior e avaliou que o desempenho em curvas não sofreu impacto considerável.

“Usamos a tarde para conhecer as mudanças do novo regulamento de motores. Foi bem produtivo. Conhecemos bem o carro e percebi que o motor demora um pouco mais para ‘crescer’. É o mesmo carro em que andei ano passado e percebi que em termos de velocidade em curva e aproximação de freada vai mudar bem pouco, talvez nem mude. Tirando a adaptação do motor em retas, está tudo bem, o grid é praticamente todo novo, então veremos bastante evolução ao longo do ano”, disse Samaia.

O competidor da equipe Cesário F3 terá como companheiros os estreantes Marcel e Murilo Colleta – ambos de invejável retrospecto no kart– e Sergio Henrique. Quem também faz sua estreia nos bólidos da F-3 Academy e chega credenciado pelo desempenho no kart é Pedro Goulart. Ele corre bancado pela CBA, graças ao título brasileiro de kart na categoria Sudam conquistado em 2016.

Outro campeão corre pela Full Time nesta etapa: Vitor Baptista. Ele conquistou a F3 Light em 2014 e no ano seguinte levantou o título da Euroformula Open. No ano passado, Baptista acelerou pela World Series, categoria da qual diversos pilotos saíram direto para a F1. Sua participação na etapa se insere no conceito de desenvolvimento de pilotos almejado pela categoria, para que o experiente piloto apresente parâmetros em linha com a realidade do automobilismo europeu.

Neste sábado acontecem os dois treinos livres e a tomada de tempos. As corridas serão no sábado, a primeira com largada às 9 horas e a segunda começando às 13h30. As provas serão exibidas ao vivo pelos canais oficiais da Porsche Império GT3 Cup no Youtube e Facebook, além do site oficial da categoria.

F3 Brasil – Curitiba – Lista de inscritos:
Enzo Elias
Giuliano Raucci
Guilherme Samaia
Igor Fraga
Leonardo Barbosa
Leonardo Souza
Marcel Colleta
Murilo Colleta
Nathaniel Bueno
Pedro Caland
Pedro Goulart
Sergio Henrique
Vitor Baptista

  • Não há comentários cadastrados até o momento!