publicidade
26/06/2017 09:02

Final de semana com vitória em Road America colocou Matheus Leist na vice-liderança da Indy Lights

Autor: RF1


Foto: LLC

Matheus Leist


Com duas vitórias seguidas na Indy Lights, uma na estreia em ovais na preliminar da Indy 500 e outra no último sábado no circuito misto de Road America, Matheus Leist assumiu a vice-liderança do campeonato, consolidada também após a quarta colocação na segunda prova da rodada dupla disputada no domingo em Elkhart Lake, nos Estados Unidos.

A ótima fase do gaúcho de 18 anos o colocou na luta direta pelo título da divisão de acesso da Fórmula Indy – que inclusive garante um prêmio importante para que o campeão consiga subir para categoria principal no ano seguinte. Leist tem 172 pontos e é o melhor novato na briga, já que está em segundo na tabela atrás apenas de Kyle Kaiser, norte-americano que está em seu terceiro ano na Light e tem 27 pontos de vantagem.

“Foi um ótimo final de semana aqui em Road America, começando pelos treinos classificatórios, quando consegui uma pole e um segundo lugar. Na primeira prova, no sábado, tive uma vitória de ponta a ponta em uma prova praticamente perfeita. Hoje, largando por fora, acabei perdendo duas posições, mas o quarto lugar foi importante para me colocar como o maior pontuador desta rodada dupla e nos colocar em posição de brigar pelo campeonato”, diz Leist, que corre pela equipe Carlin.

Nove etapas já foram disputadas e o campeonato da Indy Lights entra em sua fase decisiva, com sete provas restantes nos circuitos ovais de Iowa e Madison e nos mistos de Toronto, Mid-Ohio e Watkins Glen, que será sede da grande final em 3 de setembro.

“Estou muito confiante nesta fase decisiva, pois conseguimos ter um carro competitivo em todos os tipos de circuito e tivemos vitórias tanto no oval em Indianápolis quanto num circuito bem seletivo e misto como o de Road America. Este é meu primeiro ano na categoria e também no automobilismo norte-americano e é ótimo que a adaptação esteja sendo rápida para que a gente consiga brigar pelo título mesmo em minha temporada de estreia”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.

Os bons resultados do gaúcho de Novo Hamburgo renderam também neste mês excelentes oportunidades como o convite para o primeiro teste com o carro da Fórmula Indy, também no circuito de Road America, vindo da multicampeã equipe Andretti. Leist foi o mais rápido entre os novatos e ficou bastante feliz com a chance.

“Com o título da Fórmula 3 Inglesa a gente sabia que algumas portas se abririam e a decisão de vir aos Estados Unidos tem se mostrado muito acertada por isso. Foi um dia inesquecível andar em um carro de uma categoria de ponta do automobilismo mundial e espero ter novas chances em breve. Agora é seguir trabalhando focado na Indy Lights para lutarmos por mais vitórias e seguir brigando pelo campeonato”, diz Leist.

A próxima etapa da Indy Lights será no circuito oval de Iowa Speedway no dia 9 de julho.

Resultado da prova 1 em Road America (10 primeiros):
1 Matheus Leist
2 Santi Urrutia
3 Kyle Kaiser
4 Ryan Norman
5 Juan Piedrahita
6 Nico Jamin
7 Neil Alberico
8 Shelby Blackstock
9 Dalton Kellett
10 Zachary Claman de Melo

Resultado da prova 2 em Road America (10 primeiros):
1 Zachary Claman de Melo
2 Kyle Kaiser
3 Colton Herta
4 Matheus Leist
5 Aaron Telitz
6 Shelby Blackstock
7 Ryan Norman
8 Neil Alberico
9 Dalton Kellett
10 Juan Piedrahita

  • Não há comentários cadastrados até o momento!