publicidade
01/08/2017 10:00

Matheus Leist teve etapa complicada em Mid-Ohio, mas conseguiu diminuir diferença para o líder

Autor: RF1


Foto: LLC

Matheus Leist


O principal objetivo do jovem Matheus Leist, de 18 anos, na rodada dupla da Indy Lights em Mid-Ohio era descontar a sua diferença para o líder, o norte-americano Kyle Kaiser, que faz seu terceiro ano na divisão de acesso da Fórmula Indy. E, mesmo sofrendo com a falta de competitividade de seu carro em todo final de semana, o gaúcho conseguiu chegar à frente de Kaiser nas duas provas e descontar quatro pontos (297 X 249, 48 de vantagem). Neste domingo o atual campeão da Fórmula 3 Inglesa foi o décimo, duas posições à frente de Kaiser.

O problema é que, com a performance de seu carro bem abaixo da média da temporada, Leist agora tem a companhia de outros dois pilotos na caça ao líder: Santiago Urrutia venceu uma das provas e chegou em segundo no domingo, assumindo a vice-liderança do campeonato, junto com Colton Herta - os dois estão seis pontos à frente do gaúcho.

“A gente sabia que este seria um final de semana decisivo para nossas chances de título e que o principal objetivo era descontar a diferença para o Kyle. Ele acabou tendo uma etapa bem complicada, o que nos ajudaria bastante a encostar na liderança, mas acabamos perdendo uma grande chance. O carro esteve difícil o final de semana todo, com falta de aderência em todas as curvas, saindo de frente, de traseira, enfim, sem nenhum equilíbrio”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.

O equilíbrio da Indy Lights é forte em 2017. Nenhum piloto venceu mais que três vezes no ano (Leist lidera esta estatística empatado com Kaiser e Nico Jamin). Além disso, a briga pela vice-liderança é um reflexo deste campeonato disputado: o gaúcho, que chegou em segundo na tabela, agora é o quarto, mas apenas seis atrás do novo vice-líder. Faltam apenas duas corridas para o final da Indy Lights: no final de agosto, no oval de Gateway, e a decisão no tradicional circuito misto de Watkins Glen, no estado de Nova York. Com isso, são 66 pontos em jogo – e cada um deles será decisivo nesta reta final pelo título de campeão e o prêmio de US$ 1 milhão para que o vencedor faça sua estreia na Fórmula Indy em 2018.

“É claro que é frustrante ter um final de semana em que nosso melhor resultado foi décimo, mesmo sem ter cometido nenhum erro no final de semana, e justamente quando nossos adversários acabaram tendo problemas”, diz Leist, referindo-se a Kaiser, que se envolveu num acidente, e Herta, que acabou rodando sozinho quando liderava. “Tenho certeza de que vamos conseguir a reação já na próxima etapa para assim manter viva a nossa chance de título”, diz Leist, que, apesar do final de semana difícil em Mid-Ohio, segue como um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro no exterior.

Depois de conquistar o título da F3 Inglesa em 2016, igualando-se a nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, o gaúcho de Novo Hamburgo faz neste ano sua estreia nas pistas norte-americanas e já conquistou três vitórias em três pistas diferentes: em Indianápolis, na preliminar da Indy-500, em Road America e no oval de Iowa. O bom desempenho rendeu um convite para testar o carro da categoria principal em Road America, com a tradicional equipe Andretti.

A penúltima etapa da Indy Lights será no oval de Gateway, no dia 26 de agosto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!