publicidade
24/03/2008 21:10

Baiano começa neste final de semana em Lauro de Freitas

Autor: Miguel Brusell


Começa neste domingo (30), no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, o Campeonato Baiano de Kart, que é uma das modalidades mais tradicionais do automobilismo baiano. Com disputa nas categorias Honda, Super Kart 125 Light, Super Kart RD e Cadete, a competição é organizada pela Associação Bahiana de Karts (ABK) e pela Associação de Kart de Vitória da Conquista (AKVC), com colaboração e supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

Em 2008, o Campeonato Baiano de Kart terá seis etapas, sendo quatro em Lauro de Freitas, no Kartódromo Ayrton Senna, e duas em Vitória da Conquista, no Kartódromo Municipal. Algumas novidades foram introduzidas com objetivo de atrair mais pilotos para a competição. A novidade que deve ser mais notada é a retirada da carenagem de fibra da categoria Honda, que proporcionava um belo visual, mas deixava os carros mais lentos.

“Resolvemos retirar as carenagens de fibra da Honda para deixar os karts mais rápidos, tentando atrair um número maior de pilotos”, afirma o piloto Euvaldo Luz, que também é um dos dirigentes da ABK. Na 125 Light, a partir deste ano os pilotos devem correr com motores próprios e não mais com alugado como foi no ano passado. “Os motores serão próprios, mas devem ser standard, ou seja, sem preparação e devem ser revisados por fiscais da FAB”, revela Euvaldo Luz.

Na RD a grande mudança é que, a partir deste ano, os motores também devem ser standard, sem preparação, e fiscalizados pela FAB. Envolvendo pilotos de 6 a 11 anos, a categoria Cadete vai seguir o regulamento nacional da Confederação Brasileira de Automobilismo. Como no ano passado, o Baiano de Kart tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, através do programa de incentivo ao esporte FazAtleta, do Governo do Estado.

A partir de hoje (24) até o domingo (30), a FAB está realizando no Mall Sul do primeiro piso do Shopping Barra uma exposição de carros de competição e fotografias da temporada passada. Estão expostos dois karts, uma L200R, com preparação de fábrica para competições de rally; um Fiesta e um Troller, também preparados para de Rally; um Gol, de Arrancada e um Gol de Velocidade na Terra.

Também estão em exposição fotografias de autoria de Gabriella Simões, Miguel Brusell, Paulo Neves, Tadeu Miranda e do piloto de Kart, Rogério Rezende que também tem um registro entre os profissionais da FAB.

Na quinta (27), a partir das 19 horas, acontece um coquetel para convidados no Restaurante Mariposa, onde será lançado, oficialmente o Calendário 2008. Na oportunidade estarão presentes o Prefeito de Salvador, João Henrique; o Superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobo; o coordenador de esporte do Governo do Estado, Weslen Moreira; e o coordenador geral do FazAtleta, Edgar Silveira.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!