publicidade
01/07/2008 08:48

Calor e muitas disputas na última corrida antes do Brasileiro

Autor: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Largada da Júnior e Júnior Menor, com os gêmeos Cesário na frente


Neste domingo, dia 29, o Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia (GO), recebeu o circo da 5ª Copa Centro-Oeste de Kart. Sob forte calor e clima bastante seco, pilotos e equipes da região central do país, bem como concorrentes de outros estados como Bahia e Rio Grande do Norte, fizeram uma grande festa nas disputas válidas pela nona e décima etapas do certame.

 

Apesar da expectativa dos organizadores de cerca de 60 pilotos, a rodada teve uma pequena queda e contou com 52 inscritos. Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, que acompanhou pessoalmente as atividades deste domingo, não se preocupou com a redução. “Estamos a uma semana do Brasileiro. Várias equipes direcionam seus investimentos para o certame nacional, que é realizado uma vez por ano. Assim, como o regulamento da Centro-Oeste prevê o descarte, alguns pilotos optaram por simplesmente não disputar esta etapa. Tenho certeza que na próxima, em agosto, o número de competidores retomará a sua média das rodadas anteriores”, esclareceu o dirigente.

 

Na categoria Mirim o destaque desta rodada ficou por conta de Luiz Felipe Branquinho. O piloto que já havia se destacado na última rodada da Copa São Paulo Light, venceu as duas baterias do domingo após ter marcado também a pole position. Na prova da nona etapa Fernando Mattos, após ter caído para o último lugar, chegou em segundo e Pedro Cardoso, foi o terceiro. Na décima etapa, também após bela prova de recuperação, João Pedro Custódio chegou em segundo e Victor Uchôa, do Rio Grande do Norte, foi o terceiro.

 

Com idades entre oito e dez anos os pilotos da Cadete fizeram as baterias mais emocionantes da etapa. As brigas por posições reuniram na maioria do tempo os 14 pilotos do grid e um pequeno vacilo custava ao piloto prejudicado cerca de cinco posições. Na primeira corrida a vitória ficou com Pedro Piquet seguido por Augusto Pereira e João Vitor Souza. Na segunda, Pereira conseguiu superar Piquet e venceu com o filho do Tri-Campeão em segundo e João Victor Cerrato, da Bahia, em terceiro.

 

Os competidores das categorias Júnior e Júnior Menor formaram um único grid nesta etapa que contou com a presença de 11 competidores. Apesar de teoricamente ter um equipamento mais lento, no combinado das duas categorias os mais rápidos durante o final de semana foram os irmãos Yago e Yuri Cesário da Júnior Menor. Yago venceu a primeira prova e Yuri a segunda, mostrando que ambos estão completamente afinados para o Brasileiro. Pela Júnior Matheus Vieira venceu as duas. Na primeira prova da Menor, Yuri terminou em segundo e Marco Túlio, em terceiro. Na segunda corrida, Yago foi o segundo e Marco Túlio, novamente, o terceiro.  Pela Júnior, Ítalo Leão chegou em segundo nas duas. João Sérgio Câmara foi o terceiro na primeira prova e Diogo Ribas, na segunda.

 

Nas categorias Master e Sprinter 400, que compuseram um único grid, a disputa de ambas as provas ficou polarizada entre Pablo Alves e Murilo Mori. Alves venceu a primeiro com Mori em segundo e Sérgio Frederic, em terceiro. Na segunda bateria a vitória ficou com Mori, seguido por Alves e Hiroji Okano. Pela Sprinter, Renato Mandacari venceu as duas.

 

Fechando as atividades desta rodada as classes Sênior A, B e Novatos tomaram, juntas, a pista. Rodrigo Piquet dominou com folga as duas provas e venceu sem dificuldades as duas corridas da Sênior A. Na primeira prova Bruno Lawrence chegou em segundo e Fábio Oliveira, em terceiro. Na seguinte, Oliveira foi o segundo e Lawrence, o terceiro. Na Sênior B, Célio Leal venceu a primeira e Pedro Jacob a segunda. Dentre os Novatos, o baiano Vinícius Perdigão foi outro que mostrou-se pronto para o Brasileiro. Nas duas corridas ele acompanhou o ritmo do experiente Rodrigo Piquet e não deu a menor condição de aproximação para os demais concorrentes de sua classe. Na primeira corrida Raphael Reis foi o segundo e Matheus Labba, o terceiro. Na segunda prova, Labba foi o segundo e Reis, o terceiro.

 

A programação da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart, assim como todas as competições da modalidade no país, reservam o mês de julho para as disputas do Campeonato Brasileiro de Kart. As atividades do certame voltarão à cena no mês de agosto, nos dias nove e dez, quando então o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, receberá a décima primeira e a décima segunda etapas da competição.

 

Mais vagas para o Grande Prêmio RBC

Conforme anunciado durante toda a semana, esta rodada da Copa Centro-Oeste classificou seis pilotos para a final do Grande Prêmio RBC de Kart. Na categoria Mirim o classificado foi Pedro Cardoso. Na Cadete, Augusto Pereira; na Júnior Menor, Yuri Cesário; Na Júnior, Matheus Vieira, na Novatos, Rapahel Reis e na Sênior A, Fábio Oliveira.

  • 01/07/2008 17:54 Sergio Camara

    Gostaria de dar os parabens ao Diretor de Prova Sr Marcos da RBC,pela bela largada que foi dada na 2 bateria da categoria junior menor e junior no CENTRO-OESTE.A fotografia da largada que se encontra nesta materia fala por se só