publicidade
07/02/2024 17:42

Com kartismo no "sangue", João Pedro Sarkis marcou pole position na Mirim na abertura da Copa São Paulo Light

Goiano radicado em Brasília é filho e sobrinho de três campeões brasileiros

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Bruno Gorski

João Pedro Sarkis


O Distrito Federal, que tantos pilotos “exportou” para o kartismo e o automobilismo brasileiro e mundial, tem um novo talento no cenário nacional. Filho, sobrinho e neto de campeões, João Pedro Sarkis fez sua estreia na 20ª edição da Copa São Paulo Light de Kart no último sábado (3).

O sobrenome Sarkis é bastante conhecido de quem atua e conhece o kartismo brasileiro há muito anos. Campeão paulista em 2001, da Copa Brasil em 2002 e vice-campeão pan-americano em 2003, Rossini Sarkis é o pai de João Pedro. Mas o “sangue de piloto” não para aqui. Chrystian Sarkis, o tio, foi campeão brasileiro, campeão pan-americano e bicampeão paulista, enquanto João Felipe Fleury, tio por parte de mãe, também se sagrou campeão brasileiro. E para completar, o pai de Rossini e Chrystian, Rossini Silva, falecido recentemente, também foi piloto.

João Pedro Sarkis, atualmente com nove anos, “nasceu dentro de um kartódromo” e iniciou sua carreira na metade da temporada de 2022. E, depois de participar de alguns campeonatos estaduais e nacionais no ano passado, disputou a rodada inaugural do Light, considerado a mais importante, equilibrada e difícil competição de caráter estadual no país.

Integrante da equipe ONS Motorsport, comandada pelo experiente preparador Ernandes Onassis, João Pedro Sarkis foi o autor da pole position da Mirim, a primeira na escala de categorias do kartismo brasileiro. A tomada de tempos foi realizada sob chuva e JP – como também é chamado nas pistas – foi quase 4 décimos de segundos mais rápido que o segundo colocado.

JP Sarkis liderou as duas provas e terminou a primeira na quinta posição após ver seu motor perder rendimento. Na corrida seguinte, depois de largar em segundo por conta do grid invertido determinado pelo regulamento, o piloto nascido em Goiânia e residente em Brasília recebeu a bandeirada em segundo. Porém, uma punição de 5 segundos por conta da posição do bico frontal de seu kart o fez cair para o 5º lugar.

Após a soma dos pontos, João Pedro Sarkis foi o 5º colocado na etapa, o que lhe permitiu subir no pódio de Interlagos já na abertura da temporada.

“Estamos muito felizes pelas atuações e pelos resultados do João Pedro neste sábado no Light e em Interlagos”, resume Amanda Sarkis, mãe de JP e irmã de João Felipe Fleury. “Rossini e eu nos conhecemos no kartódromo e hoje vemos o João Pedro dando sequência a uma história de muitos anos de nossas famílias no kartismo. Foi meu pai, também já falecido, quem deu o primeiro kart para o João Pedro e tenho certeza de que os dois avôs estavam festa com a pole position”, completa.

Em 2024 João Pedro Sarkis terá uma agenda esportiva repleta de compromissos. Além de disputar as dez etapas da Copa São Paulo Light, ele competirá no Campeonato do Distrito Federal, na Copa Brasil na Paraíba e no Campeonato Brasileiro em Birigui, no interior de São Paulo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!