publicidade
28/05/2008 12:07

Gabriel Sereia é campeão do primeiro torneio nacional do ano

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Mario Ferreira

Gabriel Sereia (centro)


No kartismo nacional existe uma espécie de tríplice coroa, como acontece, por exemplo, nos grandes torneios do tênis. Essa trinca de campeonatos mais importantes é formada pelo Campeonato Brasileiro, disputado no mês de julho, pela Copa Brasil (em outubro) e pelo Campeonato Sul-Brasileiro, que abre a temporada nacional entre os meses de março e maio – com três etapas nos três estados da região sul. E o primeiro grande torneio do ano terminou no último fim de semana, com a última rodada do Sul-Brasileiro disputada na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

 

Entre as nove categorias da competição, a que atrai mais atenções é a Cadete. Primeiro por reunir os garotos com idade entre 08 e 11 anos cheios de vontade de vencer. Segundo, porque o equipamento usado por eles – motores de 5,5 cavalos de potência – rende corridas intensamente disputadas. O título da Cadete no Sul-Brasileiro 2008 ficou com o mato-grossense Gabriel Sereia (Kart Power /Bihl Group/ Alphameat), com diferença de apenas um ponto para o vice-campeão Mitsui Duzanowski – confirmando a competitividade da classe.

 

Para faturar o título, Sereia chegou ao Rio Grande do Sul na vice-liderança do torneio. Desde os primeiros treinos o jovem piloto – de nove anos de idade – mostrou potencial para brigar pelo lugar mais alto do pódio e confirmou seu favoritismo na tomada de tempos, quando fez a pole-position para a rodada de Farroupilha. Na primeira corrida do final de semana, Sereia se aproveitou da confusão entre seus principais adversários na largada e pôde abrir uma tranqüila vantagem na frente.

 

Na metade final, sofreu pressão e protagonizou uma intensa disputa com o carioca Thiago Vivacqua, que chegou a tomar a primeira colocação na última volta. Mas Gabriel não ficou por muito tempo em segundo. Uma curva depois, retomou a liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro - dando um enorme passo para a conquista do título.

 

A bateria decisiva do Campeonato Sul-Brasileiro foi disputada no domingo. Gabriel partiu da pole-position e desde o começo disputou sua posição com Mitsui Duzanowski. Sabendo que um segundo lugar na prova lhe garantia o título, evitou maiores riscos da disputa e completou a prova na segunda colocação.

 

“Procurei fazer uma corrida inteligente na decisão. Antes de irmos para a pista naquele dia, a equipe me explicou que, de acordo com o regulamento, a vitória não era o mais importante e que um segundo lugar me daria o título. Sabendo disso, procurei evitar os riscos de uma briga por posição e levei o kart até o final”, vibrou Gabriel Sereia.

 

Agora o piloto do Mato Grosso tem dois títulos nacionais no seu currículo. Em 2006, seu ano de estréia no kartismo, ele vencera o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria Mirim – tornando-se o mais jovem vencedor do torneio, aos sete anos de idade. Veja como terminou o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart 2008 na categoria Cadete:

 

1) Gabriel Sereia, 62 pontos

2) Mitsui Duzanowski, 61

3) Victor Matzembacker, 55

4) Thiago Vivacqua, 50

5) João Vieira, 46

6) Igor Nogueira, 44

  • Não há comentários cadastrados até o momento!