publicidade
05/06/2008 17:30

Giancarlo Vilarinho enfrenta etapa mais difícil da temporada na F-BMW Americana

Autor: Dinho Leme Comunicação - Tiago Mendonça


Foto: Divulgação

Giancarlo Vilarinho


Diversos fatores farão da segunda etapa da Fórmula BMW Americana, que será disputada em rodada dupla neste fim de semana, em Montreal, no Canadá, a mais difícil de 2008. Primeiro, porque as duas corridas serão realizadas como preliminar da Fórmula 1, o que além de uma carga extra de responsabilidade traz novos adversários. Seis garotos que participam regularmente do campeonato europeu da categoria serão participações especiais nesta etapa. Aumentando o grid e, conseqüentemente, o grau de dificuldade. Que já não é pequeno, muito em função do traçado.

 

O circuito canadense é praticamente um parque, utilizado raríssimas vezes ao longo do ano e, pela programação, a Fórmula BMW Americana terá a função de limpar a pista, já que seu primeiro e único treino livre será também a primeira atividade de pista do fim de semana, antes mesmo da Fórmula 1. Ou seja, as diferenças entre a sessão de prática pela manhã e o treino classificatório no final da tarde desta sexta-feira (6) serão enormes, já que a pista deve emborrachar ao longo do dia. Adicione aí a dificuldade natural do próprio traçado, extremamente veloz e com muros muito próximos.

 

Um desafio e tanto para os pilotos de um campeonato que, assim, faz jus ao apelido de categoria-escola. “Hoje eu fui dar uma volta na pista. Gostei bastante, é um traçado muito rápido, que faz meu estilo. Será uma corrida com um grid um pouco maior em função dos pilotos que estão vindo da Europa, mas espero continuar crescendo em termos de performance, já que esta categoria ensina cada vez mais”, afirma Giancarlo Vilarinho, que faz sua primeira temporada na Fórmula BMW, aos 16 anos de idade. Nesta pista, ele ainda não correu, mas demonstra tranqüilidade.

 

Fazer a preliminar da Fórmula 1, por exemplo, não assusta nem um pouco. Sua estréia no automobilismo, em abril, em participação especial no campeonato europeu da Fórmula BMW, foi exatamente em conjunto com uma corrida da principal categoria do esporte a motor mundial, no GP da Espanha, em abril. “Quero aproveitar a experiência que adquiri na prova especial em Barcelona e na primeira etapa em Laguna Seca para tentar andar entre os cinco primeiros”, comenta o piloto, um dos três brasileiros inscritos na categoria.

 

Neste fim de semana Giancarlo Vilarinho dá seqüência ao seu objetivo de disputar o título de estreante do ano, muito valorizado por render um contrato de piloto oficial da BMW. Uma briga paralela que envolve seis garotos. Além dele, também estão concorrendo Gianmarco Raimondo, Alexandre Ruiz Filho, Mikael Grenier, David Ostella e Velibor Jovanovic. O campeonato, no geral, é liderado também por Gianmarco Raimondo, seguido por Maxime Pelletier. A primeira corrida será às 15h45 de sábado (7) e a segunda às 10h30 de domingo (8) no horário de Brasília.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!