publicidade
21/05/2018 10:58

Kiko Porto surpreendeu e deu show na Sudam e subiu no pódio da Shifter pelo Paraibano

Autor: Kako Marques


Foto: Rico Santa Cruz

Kiko Porto


Uma das principais pistas do kart no Brasil, o Circuito Internacional Paladino recebeu neste fim de semana pilotos de quatro Estados do Nordeste para mais uma etapa do Campeonato Paraibano. A quarta prova da temporada 2018 foi disputada no último sábado (18), no município do Conde, litoral sul da Paraíba.

Aproveitando a pausa entre uma etapa e outra da Fórmula 4 Mexicana, o pernambucano Kiko Porto (Petromega / BF/ Martiga EG Racing) entrou na pista pela categoria Shifter e garantiu o terceiro posto no pódio. Mas decidiu de última hora largar pela Sudam e saiu de último para vencer a etapa.

Depois de ter conquistado pole position no treino que definiu o grid de largada Shifter, Kiko Porto não teve problemas para fazer a primeira curva na liderança da bateria número um. Nas voltas iniciais da prova, o pernambucano conseguiu abrir a vantagem de quase 1 segundo para o segundo colocado. Porém, nas últimas voltas o kart de Porto não estava com o mesmo rendimento, o que fez Sérgio Crispim se aproximar perigosamente. Até que na volta final, Kiko foi ultrapassado e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

Na bateria dois, Kiko Porto teve problemas com os freios, impedindo um melhor rendimento de seu kart, tanto que na metade da prova ele foi obrigado a abandonar. Mesmo assim Porto subiu no pódio, na terceira colocação. “Apesar da quebra foi uma corrida divertida. Uma disputa muita legal com Serginho Crispim. Mas tudo bem, acho que a gente fez o que pôde”, disse Kiko Porto logo após terminar a prova da categoria Shifter.

Mas a grande surpresa do dia foi a decisão do piloto de disputar também a categoria Sudam, de última hora. Foi tão surpreendente que a equipe não conseguiu aprontar o kart a tempo para o treino que definiu as posições de largada. Assim, Kiko teve que sair da última posição na bateria um. Mas isso não pareceu problema algum para o pernambucano, que veio ultrapassando um a um, até que não última volta conseguiu a ponta da prova e a vitória.

Na bateria dois, com grid invertido para os cinco primeiros, Kiko saiu na quinta colocação, mas na largada caiu pra último de novo após um toque. Foi mais uma corrida de recuperação e outro show até a última volta, quando ficou em posição de conseguir a ponta, mas desta vez cruzou a linha de chegada em segundo, fechado a etapa no topo do pódio. “Dava para vencer essa bateria também, mas tudo bem, foi muito divertido e venci a etapa. Agora é comemorar e pensar no mês que vem. No fim de junho eu volto para o México para minha segunda prova na Fórmula 4”, disse Kiko Porto, já antecipando a sua programação para o mês de junho.

A próxima etapa do Campeonato Paraibano está prevista para o dia 16 de junho, a 5ª da temporada 2018. No final de junho Kiko embarca para a Cidade do México, onde nos dias 29 e 30 vai disputar a etapa de encerramento da temporada 2017/2018 da Fórmula 4 NACAM.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!