publicidade
04/12/2017 10:57

Piloto argentino dominou o GP Usiminas e comemorou o título da Copa Vale do Aço em Ipatinga

Autor: Renato de Oliveira


Foto: Divulgação

Fernando Caracoche e Rubén Solóe


O argentino Fernando Caracoche foi o grande vencedor do GP Usiminas, válido pela 6ª e última etapa da tradicional Copa Vale do Aço. Funcionário da siderúrgica ipatinguense desde 2012, ele venceu a primeira bateria e confirmou o título da temporada na categoria Super 400. Na categoria STD 400 quem terminou o campeonato na frente foi o piloto Reno Jhael.

A corrida, realizada no último domingo no Kartódromo Emerson Fittipaldi, no Parque Ipanema, comemorou os 55 anos de operações da Usiminas e os 35 anos de atividades do Kart Clube de Ipatinga (KCI).

Coincidentemente, Caracoche recebeu a bandeirada de chegada de um outro argentino identificado com a modalidade esportiva, Rubén Antônio Llobell Solé, ex-funcionário da Usiminas, ex-piloto e um dos fundadores do KCI. Dezesseis pilotos formaram o grid de largada, o que agradou a diretoria. No intervalo das duas baterias, o público vibrou com a apresentação da Mavi-weeling, equipe responsável por um dos melhores e mais organizados shows de acrobacias em duas rodas de Minas Gerais.

“Apesar do equilíbrio constante durante a competição, a temporada foi boa pra mim”, comemorou Fernando Caracoche, que recebeu o carinho e o reconhecimento dos próprios pilotos, convidados e do público.

Representando a primeira geração de presidentes do KCI, Rubén Solé não escondeu a emoção de voltar ao kartódromo, palco de boas lembranças. “É bom ver essa movimentação no kart, pois mostra que fizemos algo de bom para a cidade. Ipatinga foi a força motriz do kartismo nacional. E hoje vejo competência no trabalho da diretoria que manteve acesa a chama do kart”, destacou o argentino, que posou para uma foto histórica ao lado dos presidentes Humberto Carlos da Silva, Adriano Rodrigues, Madson Martins e Marciano Ceolin. Também prestigiaram a prova os pioneiros William José Tomaz, Bartolomeu Kokke e Geraldo Henrique de Souza.

Como patrocinadora da prova de encerramento da Copa Vale do Aço, a Usiminas recebeu homenagem como uma das maiores incentivadoras do esporte no Vale do Aço. “Seguindo orientação da diretoria, após a passar por um momento de restruturação, a Usiminas volta a se aproximar da comunidade de uma forma mais ativa, desenvolvendo ações e criando oportunidades de promover eventos que mexem com público e beneficiam a cidade e a região”, disse o diretor da Usina, Roberto Maia, acompanhado da coordenadora de Desenvolvimento Social, Penélope Portugal.

“Em nome de toda diretoria, o Kart Clube de Ipatinga se orgulha de ter o calor da parceria da Usiminas e da Prefeitura de Ipatinga, que não mediu esforços para nos ajudar em todos os sentidos, inclusive cedendo a ambulância do Samu, indispensável para a realização da prova. É gratificante fazer parte da manutenção da história do kartismo”, reconheceu o atual presidente Marciano Ceolin.

O piloto Igor Fraga, campeão antecipado da Fórmula 3 Academy 2017, categoria escola do automobilismo nacional, e único brasileiro finalista do Mundial de F1 Virtual, disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi bastante assediado durante a prova em Ipatinga. “Normalmente tenho vontade de correr e acelerar no kart, um instinto de piloto, onde comecei a minha carreira. O Brasil carece de incentivos e Ipatinga está dando exemplo de como se deve apoiar o esporte”, elogiou o piloto, que comentou sobre seu futuro. “Em 2018 vou tentar o bi na F3, mas também vou competir nos Estados Unidos, onde poderei mostrar um pouco mais do meu trabalho. Meu sonho continua sendo a vaga na Fórmula 1”, complementou.

Classificação final da Copa Vale do Aço (três primeiros):
SUPER 400
1 Fernando Caracoche
2 Wesley Fidelis
3 Madson Martins

STD 400
1 Reno Jhael
2 Sebastião Júnior
3 Henrique Santos

  • Não há comentários cadastrados até o momento!