publicidade
15/07/2018 16:23

Aos 15 anos, Pedro Lopes superou feras da categoria e conquistou o Brasileiro na Shifter Graduados

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação

Pedro Lopes foi entrevistado pelo SporTV ao fim da prova


O último sábado, dia 14, foi de fortes e intensas emoções para a família Lopes, que alinhou dois nomes na 1ª fase do Campeonato Brasileiro de Kart, disputada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Paulo Lopes e Pedro Lopes (JRA Empreendimentos e Engenharia), irmãos, competiram respectivamente nas categorias Codasur e Shifter Graduados e, ao fim de uma semana intensa, comemoram com muita emoção uma conquista inédita.

Pedro Lopes, 15 anos, até o ano passado competia na Júnior, mas sempre que possível treinava com os potentes karts de marcha da Shifter, a categoria mais rápida do Brasil. E, nestes treinos, seu desempenho já permitia projetar grandes resultados em um futuro não muito longo. Já autorizado legalmente a competir na categoria, no meio do ano passado Pedro Lopes passou a disputar a Copa São Paulo KGV e em uma de suas etapas, com chuva, venceu pela primeira vez. “Foi ali que tivemos a certeza de que seria questão de tempo para os resultados importantes começarem a aparecer”, lembra o irmão mais velho, Paulo Lopes.

Nesta temporada, depois de disputar o SKUSA Winter Series, quando marcou duas poles e terminou o campeonato em 3º, Pedro Lopes passou a trabalhar sua preparação para disputar o SKUSA Pro Tour, que hoje ele lidera, e o Campeonato Brasileiro. No Open, disputado no mês passado na Granja Viana, Lopes perdeu o título na última volta, mas saiu confiante de que poderia lutar pelo lugar mais alto do pódio no Brasileiro.

Esta semana, disputando o Campeonato Brasileiro, Pedro Lopes impressionou em meio a feras como Danilo e Dennis Dirani, Marcel Coletta, Ruan Belizário, João Rosate, Bruno Grigatti e o tetracampeão brasileiro Gaetano Di Mauro. Pole position e vencedor da pré-final, Pedro Lopes teve ótimo desempenho na final e venceu de ponta a ponta, sem cometer erros, superando exatamente Gaetano Di Mauro, o segundo colocado. “Após o Open eu vi que teria chances de vencer e, depois de marcar a pole na quinta-feira, ganhei ainda mais confiança. Na largada da final a estratégia era largar bem e ser constante para abrir um pouco até 3/4 da prova e depois segurar. E foi que aconteceu”, disse Pedro Lopes após a cerimônia de pódio. “Ainda não ‘caiu a ficha’ de, aos 15 anos, saindo da Júnior direto para a Shifter, ser campeão brasileiro. Agradeço à Tony Kart e à Fernando Meira Competições pelo kart impecável durante a semana inteira”, completa.

Paulo Lopes (JRA Empreendimentos e Engenharia), por sua vez, competiu na Codasur e encarou esta disputa mais como um ‘treino de luxo’ para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, que começa na próxima terça-feira, quando ele passará a competir em sua categoria de origem, a Sênior A. Desacostumado a competir com pneus de selo amarelo, mais moles, Paulo Lopes “tomava” cerca de 1,2 segundos dos líderes nos primeiros momentos, mas foi evoluindo, baixou a diferença para 8 décimo. Mesmo assim, ele obteve apenas o 30º tempo na sessão de classificação.

Com problemas nas duas primeiras provas classificatórias – quando já estava em 17º e em 13º respectivamente –, Paulo Lopes ficou obrigado a fazer uma prova agressiva na pré-final para poder conquistar uma posição de largada melhor na final. Decidido, o piloto ganhou 20 posições, terminando em 13º, agora ‘tomando’ apenas 4 décimos de segundo por volta dos líderes.

A meta na final era terminar entre os cinco primeiros e subir no pódio, mas Paulo Lopes recebeu no sorteio um motor que falhava. Mesmo assim ele conseguiu ganhar algumas posições no início e já estava em 8º quando seu motor começou a apresentar falhas maiores. Ainda assim, tentando se manter no top 10, um concorrente o acertou na última volta e provocou seu abandono. “Corridas são assim mesmo. Não baixamos a cabeça e andamos bem em um grid forte, com pilotos de ponta de todo o Brasil. Agora vamos focar na Sênior A, confiantes na conquista do título”, encerrou Paulo Lopes, que também lidera sua categoria no SKUSA Pro Tour nos Estados Unidos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!