publicidade
05/05/2010 11:08

Sul-Americano será de 16 a 19 de setembro e terá Cadete, Pré-Júnior, Sudam Júnior, Sudam e Sênior

Autor: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer, de Sapucaia do Sul (RS)


Está confirmado. Depois de alguns problemas com datas, o Sul-Americano está confirmado para ser realizado de 16 a 19 de setembro, no Kartódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Nesta data está marcada a 2ª etapa da Copa Centro-Oeste, que deverá ser trocada, segundo Rubens Gatti, presidente da CNK.

Inicialmente marcado para 27 a 29 de agosto, o Sul-Americano se viu prejudicado pela Expointer, feira internacional de agropecuária que lotou desde já os hotéis da região. Se mantida a data inicial, o Sul-Americano seria certamente um grande fracasso, pela simples falta de hospedagem para os participantes.

A programação do Sul-Americano será divulgada mais adiante, mas já se pode adiantar que os treinos oficiais serão realizados na quinta e sexta-feira (16 e 17). A tomada de tempos acontecerá ainda na sexta. O sábado terá as provas classificatórias e no domingo serão realizadas a Pré-Final e Final.

A competição será realizada no estilo CIK/FIA e o campeão de cada categoria será o vencedor da Final.

CATEGORIAS
Também estão definidas as categorias que participarão do Sul-Americano, competição que substituirá o Pan-Americano, cancelado pela CIK/FIA em 2010.

Competirão a Cadete e Pré-Júnior – estas duas com motor fornecido e sorteado pela RBC –, Sudam Júnior, Sudam e Sênior, que englobam todas as categorias de pilotos no kartismo brasileiro.

Na Cadete poderão participar pilotos com idade entre 8 e 11 anos, até mesmo aqueles que têm Cédula Desportiva da Mirim. No entanto, os pilotos Mirim que não alcançarem a idade não poderão competir.

A Pré-Júnior é para os pilotos da Júnior Menor, enquanto que na Sudam Júnior competirão os pilotos da Júnior. A Sudam agrupará os pilotos Novatos e Graduados e a Sênior terá competidores da Sênior A e B, em uma categoria só.

REGULAMENTO
O regulamento, segundo Rubens Gatti, da CNK, deverá ser divulgado até o final de maio. Antes disso, ele deverá ser encaminhado à Codasur para aprovação.

  • 05/05/2010 11:38 Felipe Neira

    O Centro-Oeste terá sua data alterada? Porque fazer o Sul-Americano na mesma data da segunda etapa do Centro-Oeste que será em Palmas, às vésperas da Copa do Brasil - que será nesta mesma pista, quando muitos pilotos participariam visando treinar para a Copa do Brasil, não parece ser a melhor idéia, não?!?!

  • 05/05/2010 11:45 Erno Drehmer - Kart Gaúcho / Kart Motor

    Olá Felipe. Sim, a etapa do Centro-Oeste deverá ser trocada, conforme informação do Rubens Gatti. Esta solicitação será encaminhada pela CBA à Federação Tocantinense e à RBC.
    Já inseri a informação na notícia.
    Abraços e obrigado.
    Erno

  • 05/05/2010 14:17 Gustavo Torres

    F4 não vai ter no Sul-Americano? ou são só as que informam ali em cima?

  • 06/05/2010 08:30 Erno Drehmer - Kart Gaúcho / Kart Motor

    Olá Gustavo.
    Serão apenas as categorias acima mencionadas. Existe a possibilidade de a Fireball participar, mas não teria o status de Sul-americano, seria algo do tipo "Copa Fulano de Fireball"...
    Abraços
    Erno

  • 08/05/2010 16:28 Eugenio Ribeiro

    Em primeiro lugar; PARABÉNS pelo empenho, esforço e determinação pra que MAIS UMA VEZ se realize aqui no Brasil, o maior evento Sul Americano de Kart! em segundo; É dificil agradar à todos em datas e interesses, mas quando atende a maioria, é digna de elogios. terceiro: Custos: ??? pensem nisso! precisamos mais do que nunca de alternativas, apoios e incentivos nesse sentido financeiro. Quarto ; Não seria o caso, para alavancar definitivamente o KART no Brasil, a turma da Produção do Felipe Massa ( Desafio das Estrelas ) ser contactada para viablizar junto à Globo ( Band ou Record ) a transmissão da bateria final no sábado? Ou, compacto das batreias finais no Domingo pela Manhã no Esporte Espetacular??? O Cenário ( Velopark ) é infinitamente mais glorioso e estruturado do país, o Brasil precisa ver isso, para atrair patrocinadores. Quinto e último; Será que esta não seria a grande oportunidade para pioneiramente PREMIAR os Campeões com dinheiro de patrocinadores e /ou grandes fornecedores do kartismo??? Que mal teria a MG Pneus, Kart Mini, Birel (etc..etc...) pagarem 10 mil reais de prêmios ao feras sul-americanos que vencerem??? Em todo caso, renovo os PARABÉNS pelo evento confirmado. Ribeiro

  • 09/05/2010 21:42 Fabrizio

    Sr Erno, Boa Noite!
    Os pilotos mirims têm que ter 8 anos completos? Ou basta ter nascido em 2002? Haveria a possibilidade de pilotos que completam oito anos após o evento mas em 2010 pedirem alguma autorização? Abraço e Obrigado!