publicidade
23/06/2010 19:21

Sul-Americano tem data confirmada e divulga novidades

Autor: Portal Kart Gaúcho/Kart Motor - Erno Drehmer, de Sapucaia do Sul (RS)


Já há algum tempo com data marcada (16 a 19 de setembro), o Campeonato Sul-Americano, a ser disputado no Velopark (RS), ganhou ontem novos contornos – ou novas informações.

A primeira delas é que o regulamento deve ser divulgado até o final de junho, conforme nos prometeu Rubens Gatti, presidente da CNK e da Comissão de Karting da Codasur.

No entanto, antes mesmo de o regulamento ser divulgado, apuramos – e isto é uma notícia que está sendo repetida – as categorias que disputarão a única competição internacional na América Latina este ano. Vão competir a Cadete e Pré-Júnior – estas duas com motor fornecido e sorteado pela RBC –, Sudam Júnior, Sudam e Sênior, o que engloba todas as categorias de pilotos no kartismo brasileiro em termos de Cédula Desportiva.

Na Cadete poderão participar pilotos com idade entre 8 e 11 anos, até mesmo aqueles que têm Cédula Desportiva da Mirim. No entanto, os pilotos Mirim que não alcançarem a idade não poderão competir.

A Pré-Júnior é para os pilotos da Júnior Menor, enquanto que na Sudam Júnior competirão os pilotos da Júnior. A Sudam agrupará os pilotos Novatos e Graduados e a Sênior terá competidores da Sênior A e B, em uma categoria só.

Outra categoria – e isto é novidade – que participará da competição, mas não com caráter sul-americano e apenas como uma “copa”, será a Fireball.

Motor – Como dissemos, a Cadete e a Pré-Júnior correrão com os motores que estão acostumados a utilizar no Brasil, fornecidos em sorteio pela RBC.

Já a Sudam Júnior – esta com redutor –, Sudam e Sênior deverão competir com os motores à água atualmente disponíveis no mercado para a Novatos, Graduados ou Sênior, ou seja, Parilla MY, Vortex, KTT Jimenez e PPK Raptor.

E a Fireball, logicamente, competirá com seus motores Fireball.

Chassi – Com exceção da Cadete e Fireball, as demais categorias utilizarão chassi CIK/ FIA.

Estrutura – O Velopark pretende repetir o sucesso do Pan de 2009 e para isso montará a mesma estrutura utilizada naquele evento, com todas as melhoras possíveis.

E assim que possível, através do site Kart Gaúcho/ Kart Motor, serão iniciadas as inscrições on-line, bem como serão divulgadas todas as informações disponíveis, tais como programação oficial, regulamento, hotéis, guias informativos, etc.

  • 05/07/2010 21:33 Cristian

    Hola que tal como estan???, Teniamos entendido que la fecha del Sul Americano era del 2 al 5 de setiembre, pero al cambiar la fecha se junta con el Mundial de KF2 CIK FIA en ZUERA España, de ser la misma fecha es una lástima porque varios pilotos supongo tendrán que optar por una u otra fecha.
    Les pido si me lo pueden confirmar. un abrazo muchas gracias