publicidade
25/06/2015 11:36

João Vitor Barcelos comemora o título na Cadete

Autor: KartPress Motorsport Management


Foto: Mario Ferreira / MFR

João Vitor Barcelos


Parece notícia repetida, mas não é. O catarinense João Vitor Barcelos (JVB | Mormaii | Calliari Racing) voltou a conquistar um título importante no kartismo nacional. Há pouco menos de um mês, o piloto havia conquistado o título do Top Kart Brasil, em Penha (SC), e agora, comemora o título do Campeonato Sul-Brasileiro, que teve sua última etapa realizada no último final de semana, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Campeão Brasileiro de Kart, Campeão Brasileiro Rotax, Campeão do Top Kart Brasil e, agora, Campeão Sul-Brasileiro de Kart. Quem lê pode pensar que estamos falando de um piloto veterano, mas não. Barcelos, de apenas 10 anos de idade, vem demonstrando, a cada corrida, porque é apontado como uma das principais promessas do automobilismo nacional. O garoto de Florianópolis chegou à última etapa do Sul-Brasileiro confiante. Líder do campeonato na categoria Cadete, ele sabia que precisaria de uma simples combinação de resultados para comemorar o título. E assim fez.

Muito rápido nos treinos, Barcelos conquistou a segunda colocação no grid de largada. Na primeira corrida, o piloto de Florianópolis impôs um bom ritmo, chegou a cair para a sétima colocação e duas voltas depois era o líder, quando foi ultrapassado na última curva. “Eu estava líder na última curva, mas o terceiro colocado fez uma boa ultrapassagem em mim e no segundo e acabou vencendo a corrida”, contou o jovem piloto, que com o resultado já assegurava o título. “Nós já sabíamos que, matematicamente, ele já era campeão. Mas preferimos não avisá-lo para ele ir para a última corrida com a mesma sede de ser campeão”, disse Clóvis Calliari, que é o preparador de Barcelos e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de seu talento.

Como todo campeão deve ter talento e um pouco de sorte, Barcelos deixou a sorte para ser utilizada na última bateria. Já campeão, o piloto teve uma queda brusca no desempenho de seu kart e cruzou a linha de chegada apenas na décima colocação. Mesmo com um resultado abaixo do esperado, o piloto saiu do kart e comemorou o título. “Estou muito feliz com esse título”, vibrou.

O Campeonato Sul-Brasileiro teve sua 18a edição realizada nesta temporada. A competição passa pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “É uma competição muito tradicional, que promovemos entre os três estados do Sul. Aqui no Velopark tivemos recorde de inscritos, com 196 pilotos”, explicou Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart.

Agora, Barcelos se prepara para mais dois compromissos importantes. Na próxima semana, o piloto disputa o Campeonato Sul-Americano de Kart, em Florianópolis e na semana seguinte já volta ao Velopark para a disputa do Campeonato Brasileiro.

João Vitor Barcelos é patrocinado por JVB e recebe o apoio de Mormaii, Calliari Racing e KartPress.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!