publicidade
19/02/2014 18:49

Excelência em organização e premiação em dinheiro: Top Kart Brasil chega para agitar o kartismo nacional

Autor: Quick Comunicação e Marketing



A tarde desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, ficará marcada na história do kartismo nacional como uma das importantes datas do esporte. Motivada pela conjunção de forças dos principais fabricantes e prestadores de serviço do kartismo nacional nasceu hoje o TOP KART Brasil.

A competição tem por objetivo apresentar aos pilotos, equipes e seus familiares a excelência na organização, condução e apresentação de uma verdadeira competição automobilística. Os organizadores querem oferecer ao público nacional algo visto atualmente apenas em competições na Europa (WSK, Campeonatos Europeu, Campeonato Mundial) e nos Estados Unidos (SKUSA).

O projeto tem como diretor executivo o mineiro Pedro Sereno. Presidente da Comissão Nacional de Kart por 18 anos e representante do Brasil na CIK/FIA por 15 deles, Pedro também foi por oito anos o presidente da Comissão Sul-Americana de Kart. Com participação efetiva em competições em toda a América Latina, Europa e até mesmo nos Emirados Árabes, seu nome foi sugerido por unanimidade entre os fabricantes para que estivesse à frente de tão grandioso projeto.

O TOP KART Brasil será realizado em três etapas, sendo a primeira no Kartódromo Kirin Arena, em Itu, interior de São Paulo, entre os dias primeiro e três de maio. A segunda etapa será no Beto Carrero, em Penha (SC), entre os dias três e cinco de julho. A final será disputada no Kartódromo RBC Racing, na grande Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de agosto.

A disputa de cada etapa do TOP KART Brasil se dará em três dias. O primeiro dia será dedicado a três treinos livres por categoria, o segundo dia terá a tomada de tempos e duas corridas classificatórias e, aos sábados, serão realizados um treino de aquecimento e as baterias finais.

Farão parte do TOP KART Brasil as categorias Cadete Honda (aberta a pilotos PCK e PMK com idade superior a sete anos); Júnior Menor, Júnior, Sudam (aberta a pilotos PGK e PSK A), Master (aberta a pilotos PK; PSK B e PSK A), IAME Tag (aberta a pilotos PK, PSK B e PSK A) e Shifter (Aberta a pilotos PJK (com 14 anos completos), PK, PGK PSK B e PSKA). Além destas classes, em cada etapa, isoladamente, será realizada uma categoria local, beneficiando assim as classes disputadas regionalmente e que tem grande contingente de pilotos.

Cada uma das etapas terá uma premiação em dinheiro baseada em uma bolsa de prêmio. Cada competidor, no ato de sua inscrição, deposita um valor pré-determinado em regulamento para a premiação e, ao se encerrarem as inscrições, a organização irá dobrar o valor somado dos participantes para completar o prêmio. Em cada classe este montante será distribuído em 60% para o vencedor e duas partes de 20% serão sorteadas entre os demais concorrentes. Além disso, também serão distribuídos troféus semelhantes aos mais cobiçados do mundo.

Para disputar o título do TOP KART Brasil os pilotos irão somar pontos nas duas primeiras etapas e os TOP12 seguem para a final com pontuação zerada e serão os únicos com chances de disputar o título. Além desses, todos os demais pilotos estarão aptos a correr na prova final e disputarão normalmente o prêmio da etapa. Os prêmios para os respectivos campeões serão informados oportunamente, conforme a concretização dos apoios e patrocínios.

Organização
O TOP KART Brasil será realizado com total apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e será organizada pelas federações de automobilismo locais, ou seja, FASP, FAUESC e FMA. Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, comentou a iniciativa. "A CBA tem sempre muito orgulho em apoiar iniciativas que visam crescer o automobilismo no país. Acredito que o TOP KART Brasil será um grande evento e engrandecerá o kartismo brasileiro".

Apoios
O TOP KART Brasil chega hoje ao mercado nacional sendo apresentado pelos principais fabricantes e prestadores de serviço do kartismo nacional. Após três meses de intensos trabalhos de bastidores e certeza de uma competição nunca antes vista no kartismo brasileiro apoiam a competição a ART Grand Prix Brasil, Birel Sudam, CRG Brasil, Corsa, HONDA Produtos de Força, IAME, Mega Kart, MG Tires, Mini, RBC Preparações, Techspeed, Thunder, ULV e U-Racer.

Declaração Oficial de lançamento
"Estou muito feliz em ter sido convidado pelas principais empresas do kartismo para dirigir tão grandioso projeto. O TOP KART Brasil veio para preencher uma lacuna aberta no kartismo brasileiro de um evento de excelência. Estamos trabalhando nos mínimos detalhes para que o piloto, seu time e seus convidados sejam valorizados como verdadeiros artistas. Com o apoio da CBA e das federações locais, apresentaremos as corridas em três dos mais completos kartódromos do país. Dentro de alguns dias já teremos nosso site no ar onde estarão disponíveis o processo de inscrição online, com pagamento através de cartão de crédito e boletos bancários. Além disso o credenciamento de todo o time já poderá ser feito de forma online, evitando-se assim filas e contratempos na chegada ao evento. São muitas novidades e esperamos, sinceramente, trazer algo nunca visto no Brasil", comentou Pedro Sereno.

Faça o download do regulamento.

  • 19/02/2014 19:14 Neco

    T O P !!!

  • 20/02/2014 06:47 Markenson Marques

    Bela iniciativa. Temos que ter no kartismo um modelo de gestão privada.

  • 20/02/2014 08:46 Marcelo Piedade

    Desculpa! Muito campeonato para poucos pilotos !!!

  • 20/02/2014 13:33 Flávio Quick - Assessoria De Comunicação Top Kart Brasil

    Marcelo Piedade,

    A criação do TOP KART Brasil veio atender a uma lacuna de mercado aberta com a extinção do GP Nacional de Kart, competição que era realizada anualmente em Minas Gerais e, também, pelo SKB passar a ser disputado em apenas um evento anual. Se levar ao pé da letra não está sendo criada uma nova data de competição e sim um NOVO CONCEITO DE CAMPEOANATO.


    Esperamos você na pista!

  • 20/02/2014 22:28 Marcelo Solmucci

    Tenho certeza do sucesso da competição pela competência das pessoas envolvidas,mas colocar a Senior A junto com a SS a meu ver é um absurdo.Em média são 20 a 25 anos de diferennça de idade...A diferença não está na velocidade e sim no condicionamento.No mais parabéns a todos por mais essa iniciativa e é muito bom ver o Pedro tranquilo e Sereno de volta as grandes competições...

  • 21/02/2014 09:19 Leonardo Da Silva

    Prezados,
    A iniciativa é válida e torço para que tudo dê certo.Porém, concordo com o Marcelo Solmucci com relação a Master ter pilotos senior A, caso a idade seja acima dos 40 anos, então tudo ok.
    Com relação a "criação de mais um campeonato" espero que os custos no kartismo em geral sejam amplamente revisados,para que mais pilotos possam surgir.
    Não adianta termos inúmeros campeonatos com custos elevadíssimos e pouco piloto para abrilhantar o evento. Abs.
    Att.Leonardo

  • 21/02/2014 10:09 Flávio Quick - Assessoria De Comunicação Do Top Kart Brasil

    Amigos Marcelo Solmucci e Léo Silva,


    Concordo com a preocupação de vocês com relação à categoria Super Sênior.

    A organização do TOP KART Brasil apoia e quer ter os pilotos com mais de 40 anos competindo conosco. Por este motivo, determinamos três opções de categorias para que os pilotos com cédula PSK "A" e/ou PSK "B" possam se enquadrar. Confiram no regulamento o trecho que descrevo abaixo:

    SUDAM ? aberta a pilotos PGK e PSK A;
    MASTER ? aberta a pilotos PK; PSK B e PSK A;
    IAME TaG ? aberta a pilotos PK, PSK B e PSK A;

    Quero lembrar que a experiência nas duas primeiras provas do ano, em São Paulo, já levaram alguns pilotos da Sênior "A" a competirem junto aos Graduados, principalmente em virtude da competitividade e dos pneus "amarelos", caso do Rodrigo Soares, Alessandro Xavier, Fernando Oizumi, etc.

    O TOP KART Brasil chega para implantar no mercado um novo conceito de competição e precisamos enquadrar todos os competidores em um evento atrativo e com três dias de duração. Estamos certos que, dedicando-se aos treinos como vocês sempre o fizeram, estarão prontos a disputar as vitórias em igualdade de condições.


    Esperamos vocês em Itu para a primeira etapa!


    Abraços.

  • 22/02/2014 21:38 Markenson Marques

    SUPER SENIOR - O ideal é graduados até 29 anos, sênior A e B até 44 e super sênior a partir de 45 anos. Se os Super Seniors tiverem que correr com pessoal 25 ou 30 anos mais jovens, a solução é fazer como nos EUA; baterias preliminares de 12 voltas e final com 15 voltas.

  • 23/02/2014 12:15 Heuro Tortato

    EXCELENTE !COMPETICAO !
    Podem contar comigo.. !Na Super Senior poderiam usar o criterio de a partir dos 44 anos. Como o Markenson sugeriu , ficaria bem mais justo a competividade.

  • 24/02/2014 07:52 Antonio Canedo

    Se o problema dessa discussao seria a falta de condicionamento e nao da velocidade.......... Vai malhar meu povo e se condicionar pra aguentar a competicao!!!

  • 24/02/2014 08:24 Manoel De Queiroz Neto

    É isso aí Canedo! A participação em competições de alto nível, exige dedicação na pista e,tão importante quanto, fora dela. Do contrário, vai ficar até engraçado, conforme o raciocínio de alguns, a categoria Super Sênior em breve será para pilotos a partir de 65 anos de idade... Abraços!

  • 26/02/2014 19:10 Fabrício Lima

    Boa noite!? Gostaria so fazer um pequeno comentário, sei que o top Kart Brasil escolhe uma etapa local pra competição, e tbm sei que em itu andao só de motores preparados na f 4, acho que ja que as duas etapas do brasileiro serão lá, poderia ter tbm a categoria f4 sorteado pois iria atrair mais pilotos de outras regiões pois ai sim seria um open para o brasileiro, pois oj ano passado em vitória foram mais de 50 pilotos na f4 sorteado, e muita gente nao vai no top Kart de outros lugares por isso. Abraços Fabrício goiania equipe RST

  • 14/03/2014 12:33 Francisco Marques

    Acredito que a idade do Super Sênior, deve seguir o RNK.

  • 26/03/2014 08:13 Grayce Braga

    Parabéns a Iniciativa !
    Gostei muito.
    Pena que as outras 2 etapas, batem com outros calendários.
    Mas a de ITU, estaremos lá.
    Boa Prova a todos.