publicidade
04/12/2017 11:10

Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras encerram programa de orientação com teste na Sprint Race

Autor: FG Com


Foto: Fabio Oliveira

Vinícius Ponce acelerou o carro da Sprint Race em Curitiba


A última atividade da premiação da Seletiva de Kart Petrobras 2017 foi marcada por mais uma experiência inédita para os jovens kartistas que venceram a 19ª edição do maior torneio de apoio ao kartismo nacional. Na última sexta-feira (dia 1ª) o brasiliense Enzo Elias e o paulista Vinícius Ponce, ambos de 15 anos, tiveram suas primeiras experiências com um carro de turismo.

Os dois participaram de um dia inteiro de testes com carros da Sprint Race, considerada uma das principais categorias de base do turismo nacional. A ação aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Elias, melhor estreante da Seletiva, teve a companhia de Ponce, quinto colocado na disputa, que ganhou a chance de participar do teste no lugar de Murilo Coletta, terceiro colocado, que não pode viajar para o teste em virtude das provas do vestibular.

Os pilotos tiveram todo o acompanhamento do piloto Thiago Marques na ação. Fundador da Sprint Race, ele deu dicas e ajudou na evolução dos pilotos a cada saída. Além de Marques, Elias e Ponce também contaram com um coach especial, o goiano João Rosate. Como já corre na Sprint e disputou no domingo (3) a decisão da temporada, ele não participou do teste.

“A parceria com a Sprint Race foi um sucesso. Pudemos dar aos pilotos a oportunidade de testar um carro tipo Turismo, acessível tecnicamente para quem sai do kart e, junto com as outras ações do programa de orientação, completamos os ensinamentos que queremos dar aos pilotos. Agora eles vão seguir adiante em suas carreiras, podendo escolher com segurança e conhecimento o melhor caminho”, destacou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras desde 1999.

Elias, que já corre de Fórmula 3 no Brasil e pretende seguir carreira nos monopostos, ficou impressionado com o carro da Sprint e já cogita fazer algumas provas no futuro. “Foi ótima a experiência. Realmente me impressionou bastante o carro da Sprint. Não tinha a menor ideia de como seria, pois foi minha primeira vez num carro de turismo, mas eu adorei. O modelo de categoria, o carro, o projeto todo é muito legal, me animou bastante e, por mais que eu queira seguir carreira nos fórmulas, me animei para fazer algumas corridas. Estou feliz com o meu resultado, acho que andei bem e aprendi bastante”, declarou o brasiliense.

Ponce também teve seu primeiro contato com um carro e pode sentir a diferença para o kart. “Foi uma grande experiência ter o primeiro contato com o carro da Sprint Race. No começo eu estava muito nervoso, um pouco afoito, mas quanto mais eu me acalmava, mais eu melhorava. Achei muito diferente do kart, pois no carro você tem mais tempo para pensar. No kart, as reações precisam ser mais rápidas”, destacou o paulista.

A Sprint Race foi criada em 2011 e teve seu primeiro campeonato no ano seguinte. O objetivo da categoria é seguir uma tendência mundial em diminuir custos e investimentos, sem deixar de oferecer um carro de competição com o mais alto padrão de qualidade, performance e segurança. Os carros possuem chassi tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio, motor V6 de 270 cavalos e câmbio Sadev traseiro longitudinal, seis marchas, sequencial com Power Shift.

A atividade encerrou as premiações de 2017 da Seletiva de Kart Petrobras. Além do teste na Sprint Race, os pilotos participaram de dois dias de testes de Fórmula 4 na Itália, onde também experimentaram um simulador de Fórmula 1. Também tiveram um dia especial com acompanhamento físico e psicológico, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chegou a aproximadamente 350 mil reais. Rosate ainda recebeu 85 mil reais pelo título e o brasiliense Lucas Okada, vice-campeão, faturou 8 mil. Okada só não participou das ações este ano, pois em 2016 já havia sido vice e conquistado a premiação.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!