publicidade
03/11/2019 07:40

Na W SERIES

Escrito por Bruna Tomaselli
A catarinense Bruna Tomaselli compete na USF2000 e integra o Programa Road To Indy buscando chegar à categoria máxima do automobilismo nos Estados Unidos, a Fórmula Indy.

A WSeries, nova categoria no automobilismo mundial, a única na história com o grid composto somente por mulheres, surgiu em 2018, e teve esse ano a primeira temporada, com James Chadwick como campeã. Eu fui selecionada para participar dos testes classificatórios para a temporada de 2020, que aconteceram em setembro em Almeria, e consegui essa vaga. No ano que vem vou ser a única brasileira competindo na WSeries!!!

Muita gente me pergunta como foram os testes e vou tentar explicar um pouco aqui. Nós éramos 15 meninas, divididas em dois grupos, cada grupo andava em um turno e cada duas meninas dividiam um carro e um engenheiro. Foram dois dias de simulador, track walk, conversa com engenheiros e três dias de pista, no fim eles avaliaram tudo, tempo, evolução, conhecimento e definiram as seis classificadas, além de mim, uma russa, uma norueguesa, duas espanholas e uma inglesa.

A temporada desse ano teve seis etapas em vários circuitos da Europa, e a categoria foi um sucesso, desde a primeira etapa. Há quem ache que a categoria não deveria existir, por causa da segregação do esporte e outras coisas, mas para mim a categoria é excelente, traz uma grande oportunidade para as pilotos e uma grande chance a todas que estão competindo, principalmente pensando no futuro, já que a categoria tem o objetivo de preparar uma piloto para um dia chegar na Fórmula 1.

Eu conheço a maioria das pilotos que estão competindo lá, e sei o que vou ter que enfrentar ano que vem para poder andar na ponta. Sendo a única representante brasileira e da América do Sul, eu pretendo mostrar o meu trabalho e competir entre as “grandes” desde o começo, para poder trazer mais orgulho ao nosso país.