publicidade
01/07/2021 08:48

Análise de dados em corridas virtuais

Escrito por Thomás Becker
Thomás Becker é ex-piloto e atleta profissional, que atua como analista de dados pela T.I. Performance em diversas categorias. É também coach de pilotos e professor de análise de dados.

Durante os dois períodos em que tivemos a suspensão das competições no kartismo e automobilismo – e com o fechamento de praticamente todos autódromos e kartódromos – devido às restrições impostas para combater o Covid-19, foi natural que os pilotos procurassem por alternativas para alimentar seus vícios por velocidade. A única saída, à época, foram os treinos e corridas em simuladores.


Pudemos então notar uma “explosão” no número de pilotos que deixaram o capacete na prateleira para acelerar em frente ao computador. Muitas categorias, inclusive, fizeram eventos virtuais oferecendo prêmios que iam de brindes, até corridas ou campeonatos inteiros em carros reais, com todas as despesas pagas. Foi uma onda mundial e o Brasil não ficou de fora.

As competições virtuais seguem em crescimento exponencial e uma coisa é certa: não tem mais volta, elas chegaram para ficar.

A maioria das plataformas que hospeda as salas de corridas virtuais também oferece meios para que o jogador possa baixar e analisar os dados do seu treino ou corrida. São ferramentas extremamente úteis para os pilotos profissionais e amadores e lhes auxiliam na melhora do desempenho.

As competições são disputadíssimas. O custo baixo, quando comparados aos custos de competir em um carro de verdade, é um dos maiores atrativos. E assim como nas pistas reais, uma boa análise de dados também pode ajudar muito os pilotos nas corridas virtuais. Os dados gerados pelos carros nas corridas virtuais são os mesmos que são colhidos e trabalhados em corridas no mundo real. Na verdade, na maioria das vezes, conseguimos obter muito mais dados em uma corrida virtual do que em uma corrida real.

Para ter acesso a tantos dados em um carro real, o investimento necessário fica na casa de algumas dezenas de milhares de reais. Já num bom servidor de corridas virtuais, os dados são obtidos sem custo nenhum. A leitura e intepretação destes dados virtuais é idêntica à real. Um bom entendimento dos dados, pode ajudar os pilotos virtuais da mesma forma que ajuda os pilotos do mundo real. Então vamos aproveitar!!!