Coach ou Engenheiro?

Thomás Becker é ex-piloto e atleta profissional, que atua como engenheiro de performance pela T.I. Performance em diversas categorias. É também coach de pilotos e professor de análise de dados.
Os Dois Principais Tipos de Análise de Telemetria em Kartódromos
A telemetria vem transformando o kartismo ao permitir que pilotos, técnicos e equipes otimizem seu desempenho com base em dados objetivos. Existem duas abordagens principais no uso da telemetria em kartódromos: a Telemetria de Coach e a Telemetria de Engenheiro de Performance. Ambas possuem papéis distintos e complementares na evolução dos pilotos e aprimoramento dos karts.
1. Telemetria de Coach
A Telemetria de Coach é uma ferramenta utilizada para comparar a performance de dois pilotos, normalmente focando em auxiliar o piloto mais lento a atingir o desempenho do mais rápido.
Como funciona: É necessário que haja o registro de uma volta rápida de referência — geralmente feita por um piloto mais experiente ou pelo próprio treinador. Essa volta é utilizada como parâmetro para analisar pontos de frenagem, aceleração, traçado e uso do acelerador/volante pelos demais pilotos.
Objetivo: Identificar diferenças de técnicas entre os pilotos, facilitando a correção de vícios e o aprimoramento do traçado. O coach pode mostrar visualmente onde o piloto pode ganhar tempo, utilizando o exemplo concreto do colega ou treinador.
Benefício: A curva de aprendizado se torna mais rápida, pois o feedback é fundamentado em dados reais do próprio kartódromo, no mesmo equipamento e nas mesmas condições.
2. Telemetria de Engenheiro de Performance
A Telemetria de Engenheiro de Performance vai além da comparação entre pilotos. Ela se baseia em princípios de física, matemática e engenharia para buscar o máximo desempenho independentemente de voltas de referência externas.
Como funciona: Utiliza dados brutos da pilotagem (velocidade, aceleração, forças laterais, RPM, etc.) para entender como o kart e o piloto estão se comportando em cada trecho da pista. Não é necessário um tempo ou volta de outro piloto; o foco é a análise objetiva dos parâmetros e identificação de oportunidades de melhoria puramente técnicas.
Objetivo: Otimizar tanto o ajuste do kart quanto a técnica do piloto. Engenheiros e preparadores conseguem, por meio de modelagem matemática e física, identificar limites de aderência, eficiência de frenagem, pontos de controle ideais e ajustes mecânicos que podem trazer ganhos de performance.
Benefício: Os resultados são robustos e personalizados para o equipamento e o estilo de pilotagem de cada piloto, valorizando o desenvolvimento fino e individualizado.
Comparando as Abordagens
Aspecto | Telemetria de Coach | Telemetria de Engenheiro de Performance |
Necessidade de referência | Sim (volta rápida de outro piloto) | Não |
Público principal | Pilotos em aprendizado | Pilotos experientes, preparadores, engenheiros |
Enfoque | Correção comparativa | Avaliação técnica/analítica |
Exemplos de uso | Melhorar traçado e frenagem | Otimizar setup, identificar limites físicos |
Ambas as análises são fundamentais para o desenvolvimento no kartismo — seja acelerando a evolução do piloto, seja buscando os últimos décimos por meio da análise científica de dados. O uso combinado potencializa ainda mais o desempenho nas pistas, reforçando o papel central da telemetria no esporte.