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17/02/2021 08:48

McLaren larga na frente ao mostrar carro para 2021

Escrito por Wagner Gonzalez
Jornalista especializado em automobilismo de competição

MCL-35M é esperança para acabar com jejum de vitórias desde 2012


A McLaren começou a temporada 2021 na pole position, pelo menos no que diz respeito à agenda de lançamentos para os modelos que serão usados este ano. Denominado MCL-35M, o monoposto é um dos mais modificados entre que os alinharão na abertura da temporada, dia 28 de março, no Bahrein, cortesia da substituição do motor Renault pelo Mercedes. Para atingir a melhor adequação do equipamento alemão foi preciso abdicar de algumas mudanças: como os carros de 2021 são praticamente os mesmos do ano passado, a FIA estabeleceu limites no processo de aperfeiçoamento e na tentativa de controlar gastos em épocas de pandemia e caixa baixo.

Daniel Ricciardo será o primeiro a acelerar o MCL35M, o que evidencia sua condição de primeiro piloto do time que terminou 2020 como terceiro colocado no Mundial e que está sem vencer uma prova desde 2012. Mais: a decisão reforça a importância de contar com um piloto mais experiente para contribuir no desenvolvimento do carro e também do inglês Lando Norris, rápido e arrojado, mas que ainda não tem três temporadas na categoria onde Ricciardo estreou em 2011 e já conquistou sete vitórias. Ricciardo tem contrato de três anos com o time de Woking.

Acoplar o motor alemão no chassi MCL35 demandou reposicionar vários equipamentos, em particular radiadores e acumulador de energia, e instalar uma nova caixa de câmbio. Curiosamente, o logotipo da Mercedes não será visto na carenagem dos carros ou no uniforme dos pilotos e equipe: o acordo entre a McLaren e a marca alemã não inclui ações mercadológicas e é restrito à uma relação fornecedor-cliente.

Coincidentemente a Red Bull também anunciou ontem que finalizou com sucesso as negociações para adquirir o projeto do atual motor Honda de Fórmula 1 e as instalações da Honda Racing Development (HRD), em Milton Keynes. Dessa forma, a partir de 2022 o V6 de origem nipônica será rebatizado como Red Bull e, de acordo com Christian Horner (CEO da equipe de F1), poderá ser vendido ou alugado para outras equipes além da Alpha Tauri, equipe júnior da marca de energéticos.

Tal empreitada garante a permanência da Red Bull na F1 por longo tempo e aumenta as chances de surgir uma divisão para produzir carros de alto desempenho e tecnologia. No passado recente existiu o projeto Valkyrie, em associação com a Aston Martin, então associada ao time e parceira comercial. Em meados de 2020, porém, Lance Stroll liderou um consórcio de investidores para assumir o controle acionário da marca de carros esportivos e associou sua equipe Racing Point à nova fase da Aston Martin, colocando uma pá de cal no superesportivo projetado por Adrian Newey.

Confira os próximos lançamentos dos carros para a temporada 2021:

19/2 –Alpha Tauri
22/2 – Alfa Romeo-Sauber
26/2 – Apresentação da equipe Ferrari
2/3 – Mercedes
5/3 – Williams
10/3 – Apresentação do Ferrari para 2021
A definir: Alpine, Aston Martin, Haas, Red Bull

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