Nada melhor do que encerrar o ano com um título. E, para a equipe Shell Racing, a conquista da 19ª edição das 500 Milhas neste sábado (19) teve um sabor especial a mais. O time garantiu a dobradinha, após 12 horas de disputas, com os karts #2 e #1 pilotados por Christian Fittipaldi, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Vitor Meira, Ruben Carrapatoso e Yurik Carvalho.
A competição aconteceu pela primeira vez no kartódromo de Limeira, no interior de São Paulo, e contou com 44 karts na briga pelo título, reunindo grandes nomes do automobilismo nacional e internacional na disputa, que já se tornou a tradicional confraternização de fim de temporada dos pilotos.
Fittipaldi, Meira e Danilo garantiram o segundo título consecutivo nas 500 Milhas (o sexto de Fittipaldi no geral, o quarto de Meira e o terceiro de Danilo). Já os companheiros Dennis, Carrapatoso e Yurik subiram pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio na competição.
Numa corrida marcada pela chuva e muita estratégia na melhor escolha dos pneus, o kart #2 da equipe cruzou a linha de chegada em primeiro, completando o total de 644 voltas. O kart #1 veio logo em seguida e o kart #777 da equipe Bifarma terminou em terceiro, a duas voltas da Shell Racing.
A palavra chave do time campeão? Sincronia. "A sincronia foi perfeita. Todos os pilotos estavam virando muito parecido, entrava um, saia o outro e não fazia diferença. Vibramos juntos o tempo todo e isso nos levou à vitória", destacou Fittipaldi, que encerrou um ano especial, já que também conquistou nos Estados Unidos o bicampeonato na United Sports Car.
"Foi um ano muito bom e terminar assim não poderia ser melhor. A chuva foi o momento mais crítico da disputa para nós, principalmente porque exigiu muito cuidado na escolha dos pneus e acertamos as duas vezes", lembrou o piloto, que agradeceu mais uma vez o apoio dos patrocinadores.
"Gostaria mais uma vez de agradecer à Shell, que esteve com a nossa equipe pela primeira vez, à Mini e à MG Pneus. Foi a nossa terceira vitória com a Mini e a primeira vez como monomarca, mas sempre confiamos nos chassis deles e estamos felizes em retribuir na pista o apoio destas importantes marcas", completou Fittipaldi, que já havia vencido a prova em 98/2000/2003/2011 e 2014.
Campeão mundial de kart em 1998, Carrapatoso também estava eufórico com sua primeira vitória nas 500 Milhas. "Fui vice-campeão várias vezes e agora conseguimos este resultado fantástico. Um verdadeiro ‘dream team’, onde todo mundo fez muito bem o seu dever de casa. O Eduardo (Bassani - chefe de equipe) também fez uma estratégia perfeita e o time todo trabalhou numa sincronia muito boa. Poucas vezes vi isso numa 500 Milhas e também me diverti demais", destacou o piloto de 34 anos.
Uma semana após conquistar o Brasileiro de Marcas, Meira também comemorou mais uma conquista. "Essa prova nasceu de uma confraternização e continua sendo assim. Ganhando ou perdendo é sempre muito legal fechar o ano com os nossos amigos. Nós fazemos isso de coração e unir tudo isso à vitória é maravilhoso", ressaltou o brasiliense, que venceu as 500 Milhas em 2009 / 2011 e 2014.
Para os irmãos Dirani, a dobradinha foi ainda mais especial. "Foi muito bom correr ao lado do Dennis e vê-lo recebendo a bandeirada pelo nosso time", disse Danilo. "É o fechamento de um ano top. Tivemos karts muito rápidos, tanto no seco, quanto no molhado e o único imprevisto foi um pneu furado no começo. Depois não tivemos problema algum e essa dobradinha foi show", completou Dennis, que correndo pela Shell Racing foi vice-campeão do Brasileiro de Turismo no final de semana passado, em Interlagos (SP).
12 horas e uma dobradinha - A 19ª edição das 500 Milhas teve sua largada ao meio-dia, em mais um dia de sol forte em Limeira. Dennis largou em quarto com o kart #2 e Meira partiu de sexto com o kart #1. Logo, ganharam posições e o kart #1 pulou para segundo com o #2 em terceiro nas primeiras voltas. Por volta dos 45 minutos da prova, o kart #2 teve seu pneu traseiro esquerdo furado e o time fez a primeira parada, antes do previsto, com Yurik assumindo o comando. Enquanto Meira se mantinha na frente, Yurik foi se recuperando na pista.
Antes da segunda hora de disputas, o kart #1 assumiu a liderança pela primeira vez, quando Danilo estava no comando. Os companheiros seguiam em franca recuperação e já vinham próximos dos dez primeiros.
Fittipaldi, Meira e Danilo mantiveram a ponta até metade da prova com o kart #1, quando a chuva começou a ameaçar. Perto das oito horas de disputas, a chuva caiu com tudo e provocou muita movimentação nos boxes. O kart #1 chegou a perder a liderança e cair para terceiro, mas voltou à ponta na nona hora da competição, quando o kart #2 já aparecia em quarto lugar e a chuva ia embora.
Perto da 10ª hora de disputas, a chuva voltou. E o kart #1 reassumiu a ponta com o #2 em terceiro. Na sequência, parada nos boxes para colocar pneus de chuva e as posições se inverteram, com o kart #2 liderando.
No dilema da estratégia com o chove e para, as posições se mantiveram assim até a meia hora final, quando o kart #2 parou para o último reabastecimento. Mas faltando dez minutos, o kart #1 também parou e a ordem se inverteu novamente, finalizando a disputa assim, já no início da madrugada de domingo (20).
Confira os resultados:
1. #2 Shell Racing Fittipaldi 644 voltas em 12h01min21s (Vitor Meira, Dennis Dirani, Danilo Dirani, Ruben Carrapatoso, Yuri Carvalho, Christian Fittipaldi).
2. #1 Shell Racing Fittipalid a 41s681 (Vitor Meira, Dennis Dirani, Danilo Dirani, Ruben Carrapatoso, Yuri Carvalho, Christian Fittipaldi)
3. #777 Bifarma a 2 voltas (Matheus Coletta, Murilo Coletta, Marcel Coletta, João Cunha, Rafael Reis, Peterson Nakamura, Leonardo Reis, Antonio Pizzonia)
4. #555 Cifarma a 3 voltas (Valdeno Brito, Renato Braga, Lucas Souza, Giovani Bondança, Bruno Mugler, Roalnd Theil, Thiago Azalini, Antonio Matiazzi)
5. #34 N.A. Racing a 4 voltas (Bruno Cunha, Flávio Lisboa, Dennys Martins, Fábio Konrad, Jean Morlo, Vinicius Ponce, Danilo Ramalho, Pedro Bianchini)
6. #49 KFF Pro Racing a 4 voltas (Mauricio Lund, Márcio Battistin, Alex Grigoletto, Thiago Riberi, Alberto Catucci, André Girotto, Leandro Lamelas, André Benatti)
7. #72 Hanier CRG Brasil a 6 voltas (Gaetano di Mauro, André Nicastro, Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Gabriel Dias)
8. #71 Hanier CRG Brasil a 7 voltas (Rafael Martins, Felipe Giaffone, André Nicastro, Rafael Suzuki, Gabriel Dias, Tony Kanaan, Giulio Borlenghi, Eduardo Barrichello, Rubens Barrichello)
9. #213 Nelsinho Competições a 7 voltas (Rodrigo Baptista/Alain Sisdeli/Tuka Rocha)
10. #12 KFF Pro Racing a 9 voltas (Domingos Iório, Eduardo Abrantes, Munir Aboissa, Welson Giacometti, José Girondi, Carlos Abreu, Eduardo Violante, Vicente Borges, Fernando Meira, Rafael Piazzon)
11.- #88 Claro/ Locres (B), à 10.688
12.- #55 Cifarma, com 632 voltas
13.- #500 Seletiva 500 (B), à 19.457
14.- #13 Spirit Sports, com 629 voltas
15.- #128 GP 28 (B), à 16.553
16.- #23 TR3, à 26.912
17.- #00 KFF Pro Racing, com 625 voltas
18.- #33 N.A. Racing, com 624 voltas
19.- #07 MG Tyres/ WR/ Sabia (B), com 623 voltas
20.- #80 Executive Master (B), com 622 voltas
21.- #19 RB3 Sport Team/ PDC, com 621 voltas
22.- #358 Bode Rosso (B), com 617 voltas
23.- #39 RR Racing Team (B), com 616 voltas
24.- #06 Capifer/Tatu/Unimed-Lime (B), à 19.846
25.- #09 KFF Pro Racing (B), com 613 voltas
26.- #52 DF Sêniors (B), com 612 voltas
27.- #62 RR Racing Team, à 33.743
28.- #113 Spirit Sports (B), com 606 voltas
29.- #41 KFF Pro Racing (B), com 602 volta
30.- #73 Hanier CRG Brasil, à 30.663
31.- #18 Executive (B), à 51.091
32.- #32 N.A. Racing (B), com 601 voltas
33.- #155 Itajai Speed Team (B), com 600 voltas
34.- #25 RR Racing Team, com 594 voltas
35.- #444 RR Racing Team (B), com 588 voltas
36.- #14 Magrão Racing (B), com 586 voltas
37.- #118 RXM/ SZR/ Sabia (B), com 585 voltas
38.- #77 Bifarma.com.br (B), com 584 voltas
39.- #301 Bifarma.com.br (B), com 539 voltas
40.- #28 MV Racing (B),com 499 voltas
41.- #08 Claro/ Locres, à 59:42.672
42.- #357 Red Bode (B), com 440 voltas
43.- #05 Capifer/Tatu/Unimed-Lime (B), à 2:24.638
44.- #377 Bifarma.com.br, com 436 voltas