publicidade
16/11/2008 09:31

Barrichello e Kanaan vencem outra e ampliam recorde de vitórias

Fonte: MF2


Foto: Miguel Costa Jr.

Recordista de largadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello ampliou neste sábado outra marca notável em sua longa carreira nas pistas. Ao lado de Tony Kanaan, com quem disputou todas as 12 edições do evento, Barrichello conquistou o oitavo título das 500 Milhas da Granja Viana. A dupla contou ainda com o reforço de Felipe Giaffone, Renato Russo e Luciano Burti, a quem coube a honra de receber a bandeirada quadriculada depois de quase 11 horas de prova. Em segundo, três voltas atrás, chegou a Henkel-Loctite, seguida pela Massa Blausiegel Team, capitaneada pelo vice-campeão da Fórmula 1, Felipe Massa.

“Fiz essa corrida para treinar, não porque vou parar. Quero continuar na Fórmula 1 e, se não for possível, não será por falta de vontade”, sublinhou Barrichello, depois de mais uma exibição irretocável do time dirigido por Luís Sérgio Santos, o Zé Bolão. “O trabalho da equipe foi excelente, numa corrida fisicamente muito dura. Não foi fácil pilotar por mais de três horas no começo da corrida, com todo aquele sol e calor”, explicou.

O kart 72 saiu na pole, liderou praticamente de ponta a ponta e Barrichello ainda estabeleceu a volta mais rápida. “Foi uma prova difícil e diferente de todas as anteriores, porque a largada foi durante o dia e o pneu dianteiro esquerdo estava esquentando demais. Mas nossa estratégia funcionou bem e colocar um jogo de pneus novos na parada de 15 minutos ajudou a fazer a diferença”, observou.

O pit stop obrigatório foi uma das novidades das 500 Milhas em 2008 e, na avaliação da própria equipe de Barrichello, fundamental para o resultado. “Ganhamos na estratégia de boxes. O Zé Bolão antecipou nossa parada, que deveria ser próxima do limite de nove horas, porque no momento previsto corríamos o risco de perder a primeira colocação para o kart 20, elogiou Russo. “Além disso, não tivemos nenhum problema, o que é raro numa prova tão longa”, completou.

Felipe Massa saiu em 12º com o kart 19, mas foi com o 91 que garantiu acesso ao pódio juntamente com o irmão Dudu, mais Xandinho Negrão, Felipe Lapenna, Felipes Apezzatto e Victor Guerin – todos estavam inscritos nos dois. Nas últimas horas, preferiu deixar a pilotagem por conta dos companheiros e assistir ao que se passava na pista da sacada dos boxes da equipe, ao lado da mulher Raffaela, Xandinho e Thiago Camilo – este último correu ao lado de Marcos Gomes e já havia abandonado.

“Passamos a prova toda tentando recuperar o prejuízo da primeira parte, quando o motor não estava rendendo. Mais tarde, passamos a andar no ritmo do pessoal da frente”, resignou-se Massa. Se o motor não correspondeu, Massa aprovou a introdução dos 15 minutos de parada obrigatória. “Foi uma ótima idéia que explica porque o número de abandonos foi pequeno”, observou o astro da Ferrari, que também viu outro aspecto positivo na edição deste ano. “O nível dos pilotos esteve mais elevado.”

A turma de Massa, na verdade, foi a quarta a cruzar a linha de chegada, mas os comissários desportivos desclassificaram a Oi-Piquet, comandada por Sérgio Jimenez, por uma irregularidade. Jimenez e seus parceiros teriam sido beneficiados por outro kart da equipe, desqualificado por se encontrar abaixo do peso mínimo de 200 quilos, mas que permaneceu na pista por muito tempo na pista em auxílio dos companheiros. ‘É preciso colocar uma balança na entrada e outra na saída dos boxes. “Não quero acusar ninguém, mas a gente via que realmente havia gente andando rápido demais”, declarou Barrichello.

 

Nota do Kart Gaúcho: Na matéria enviada pela assessoria de imprensa do evento, a MF2 Serviços Jornalísticos, não foi feita nenhuma citação mais específica ao segundo colocado, a Henkel/ Loctite, que utilizou chassi Mega e teve como pilotos Nonô Figueiredo, Duda Pamplona, Francesco di Mauro e Renan Guerra, bem como a outras equipes bem posicionadas na prova, como por exemplo, o 4º e 5º colocados.

 

Confira o resultado:
1º) 72 - Barrichello (SP), 644 voltas em 10:53:03.706 (média de km/h)
2º) 74 - Henkel/Loctite (SP), a 3 voltas
3º) 91 - Massa (SP), a 3 voltas
4º) 7 - Win Brazil (SP), a 6 voltas
5º) 35 - CKS Carioca Kart Sport (SP), a 11 voltas
6º) 60 - Nitro 500 (SP), a 11 voltas
7º) 8 - LC Racing (SP), a 11 voltas
8º) 20 - Sabiá Racing/Kart Mini (SP), a 12 voltas
9º) 22 - Ferrari Kart (SP), a 13 voltas
10º) 44 - Stop Aço/Marlia Racing (SP), a 14 voltas
11º) 9 - Tony Kart/Fittipaldi (SP), a 15 voltas
12º) 45 - MV Racing (SP), a 15 voltas
13º) 51 - Moto Velocidade (SP), a 16 voltas
14º) 12 - Boesel Motorsport (PR), a 16 voltas
15º) 10 - Tony Kart/Fittipaldi (SP), a 17 voltas
16º) 29 - MG Pneus (EUA) (RS), a 17 voltas
17º) 75 - Power Motorsport (SP), a 17 voltas
18º) 37 - MS Team (SP), a 18 voltas
19º) 43 - Bomix (SP), a 19 voltas
20º) 98 - Atrade/Body Restaurant (SP), a 20 voltas
21º) 11 - Henkel/Loctite (SP), a 21 voltas
22º) 40 - Dolly/Targh 400 (SP), a 22 voltas
23º) 71 - Barrichello (SP), a 22 voltas
24º) 19 - Massa (SP), a 24 voltas
25º) 27 - VKR (SP), a 24 voltas
26º) 55 - KW Audio/Hot Sound (SP), a 24 voltas
27º) 70 - Webmotors/Hsbc/Caras (SP), a 24 voltas
28º) 92 - Henkel/Loctite (SP), a 25 voltas
29º) 6 - Vendo Autos (SP), a 26 voltas
30º) 97 - Atrade/Body Restaurant (SP), a 28 voltas
31º) 76 - Power Motorsport (SP), a 28 voltas
32º) 16 - Enigma IMM (SP), a 32 voltas
33º) 65 - Rapidão Racing (SP), a 33 voltas
34º) 38 - Tejofran/Power Segurança (SP), a 34 voltas
35º) 88 - Espanhol Racing (SP), a 37 voltas
36º) 57 - RZM Motorsports (SP), a 40 voltas
37º) 87 - Sky Band (SP), a 51 voltas
38º) 14 - ONS/IMM (SP), a 55 voltas
39º) 46 - Cisão Motosports (SP), a 59 voltas
40º) 86 - Cinho Racing (SP), a 60 voltas
41º) 18 - VM Racing (SP), a 68 voltas
42º) 53 - RZM Motorsports (SP), a 69 voltas
43º) 0 - MG Pneus (RS), a 71 voltas
44º) 47 - Jornalista (SP), a 88 voltas
45º) 15 - IMM/ONS (SP), a 104 voltas
46º) 1 - Tony Kart/Fittipaldi (SP), a 145 voltas
47º) 21 - Dolly/Targh (SP), a 148 voltas
48º) 31 - Spirit Sports (SP), a 153 voltas
49º) 17 - Quirino Racing (SP), a 162 voltas
50º) 13 - Spirit Sports (SP), a 168 voltas
51º) 77 - Win Brazil (SP), a 179 voltas
52º) 99 - MG Pneus (RS), a 284 voltas
53º) 73 - Giaffone (SP), a 511 voltas

  • 16/11/2008 10:56 Mauro Rodeghiero

    realmente , ou se é "estrelinha" ou não interessa o que vc faça !!! interessa mais a cor do capacete de alguns, do que o excelente trabalho de outros ... muitos times só de kartistas (não famosos) estão no TOP TEN , e nem foi mencionado ....parabéns pela nota ERNO , mostra que alguém da mídia realmente "vê as coisas" , e "não faz que vê" como alguns ...

  • 16/11/2008 16:56 Cks - Carioca Kart Sport

    A Equipe CKS - Carioca Kart Sport parabeniza todos os seus componentes pelo trabalho exemplar de estratégia e raça e dedicação.Foi uma corrida inesquecível!

  • 16/11/2008 21:12 Luiz Ruza

    Concordo c/ o comentário do amigo , e , digo mais ; será que essa imprensa que tem uma necessidade impressionante de puxar o saco das estrelas esqueceram por exemplo , o que Tony Kanaan fez o ano passado que jogou um kartista p/ fora na cara de tudo quanto é fiscal , e , nada aconteceu ?? outra coisa , eu não duvido que os caras pilotam bem , mas quem anda de kart sabe que esses tempos "milagrosos " que só alguns viravam , isso não existe no kart , é visivel a diferença de motores , só não vê quem não quer , tem muito piloto bom , que não tem nome , e , que nunca tomaria o tempo que tomou , é uma pena , o que era p/ ser um belissimo evento , a cada ano torna-se mais , e, mais um jogo de cartas marcadas , o número de karts prova isso , e , fora as inscrições que são distribuidas p/ preencher grid , todo mundo sabe , só que ninguém assume , do jeito que vai , em breve só terão as "estrelas" , os amadores vão sendo colocados p/ fora por tudo isso , muito gente já cansou !!