Campeã em 2012, a Spirit Sports viveu uma 500 Milhas Beto Carrero muito diferente da edição anterior, onde tudo deu certo e a equipe conquistou uma vitória histórica. Na edição desse ano a equipe batalhou para tentar chegar até ao fim da prova, mas depois de problemas em seus dois motores, a equipe teve que abandonar quando ainda estava na 2ª posição e brigava com o kart 1 pela liderança.
Na tomada de tempo a equipe já não teve seu rendimento esperado e, sem trocar nenhum vácuo, foi apenas a 23ª no grid. “Apesar de não termos conseguido encaixar uma volta com um vácuo, estávamos tranquilos para a prova, pois sabíamos que éramos uma das equipes mais rápidas na pista”, lembrou Glauco Alex, chefe da equipe.
A prova disso foi que logo na primeira parada obrigatória de quatro minutos o time já era a 4ª colocada na prova e, depois, na segunda parada, estava em segundo, mostrando ser a equipe que mais evoluiu durante a corrida.
Tudo ia perfeitamente bem até o “meio tanque” do terceiro piloto quando o primeiro motor começou a falhar, obrigando a equipe a fazer a parada obrigatória de 15 minutos para a troca. Depois de voltar para a pista com o segundo motor e já feita a parada de 15 minutos’, a equipe ainda era a 11ª colocada, sendo a segunda equipe a fazer a parada longa. Ou seja, quando todos fizessem a de 15´, a equipe ainda estaria em 2º e com chances reais de brigar pela vitória.
Mas, depois de algumas voltas com o segundo motor, a equipe teve um problema mecânico, deixando o kart parado por algumas voltas e, mesmo voltando para a pista, o segundo motor também começou a apresentar problemas até parar de vez.
“Foi uma corrida atípica. Todos que conhecem e trabalham com esse tipo de motor sabem que eles são ‘complicados’ para a quantidade de chuva que caía e várias equipes tiveram problemas. Nós fomos uma dessas equipes”, lamenta Glauco. “Infelizmente não conseguimos chegar ao fim da prova, mas mostramos que o kart 13, enquanto ainda na pista, era um dos karts cotados para vencer”, finaliza.
A equipe teve como pilotos Alexandre Ruiz Filho, João Pretto e Adriano Pizzonia e teve o apoio da Kart Mini, que fez um kart muito rápido para essa prova.