O mineiro Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / RM Sistemas) chegou nesta quarta-feira (16) em São Paulo para começar a sua preparação para a 500 Milhas Siemens da Granja Viana, prova que já é tradicional no kartismo brasileiro por reunir astros do automobilismo mundial para uma espécie de festa de final de ano. “Correr na 500 Milhas é sempre divertido, é um grande encontro de fim de ano para os pilotos”, falou o tetracampeão brasileiro que vai enfrentar nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa e Tony Kanaan nessa edição da 500 Milhas.
Aos dezoito anos de idade, essa será a quinta participação de Clemente na 500 Milhas. Neste ano, ele vai correr na equipe Allatere Racing, ao lado de Felipe Polehtto e Galid Osman, formando um time só com kartistas. “Das quatro vezes que eu participei, três foram com a Allatere. Então posso dizer que conheço bem o jeito do Alberto (chefe da equipe) trabalhar e acredito no potencial da equipe”, comentou Clemente, que só não correu na Allatere em 2004, quando terminou a prova em quarto lugar junto com Felipe Guimarães e Rodrigo Piquet.
A programação da 500 Milhas conta com treinos livres no traçado da prova nesta quarta e quinta-feira. Na sexta (18) acontecerá a tomada de tempos que define o grid de largada. Os karts serão divididos em dois grupos e cada um terá quinze minutos de pista aberta para tentar o melhor tempo. Depois que todos forem para a pista, os cinco primeiros colocados de cada grupo voltam e têm direito a uma volta lançada, para definir as dez primeiras posições. A largada da 500 Milhas será no sábado (19) à meia-noite e a previsão é que a prova dure cerca de 10 horas.