Ao lado de estrelas de renome mundial, como Felipe Massa, Rubens Barrichello e Tony Kanaan, o piloto Demian Borba (Credix/Ibratin Tintas e Texturas/Seel/MG Pneus) aproveitou ao máximo a oportunidade de participar de uma das mais importantes provas do kartismo mundial, as 500 Milhas da Granja Viana, realizada no último final de semana, em Cotia, São Paulo.
A prova, que já é um evento tradicional, todos os anos reúne, em categorias distintas, pilotos de talentos variados. Dessa vez, (e mais uma vez), Rubens Barrichello – piloto da equipe Honda de Fórmula 1 – e Tony Kanaan, campeão em 2004 da disputada Indy Racing League (IRL), conquistaram o hexacampeonato nas 500 Milhas.
PARTICIPAÇÃO
Correndo na categoria “A” pela equipe TR3 Motorsport, que teve Caio Travaglini no comando, Demian dividiu o kart 42 com mais três pilotos: Victor Pedrosa (atual campeão brasileiro na categoria novatos), Danilo Pereira (vice-líder do campeonato paulista) e Wagner Rossi, experiente piloto com vários títulos e passagem por muitas categorias do automobilismo.
Durante os treinos, a equipe andou sempre entre os dez primeiros, com o tempo de 57”40, em média, mas, infelizmente, após um problema no motor, o grupo conseguiu somente o 47º tempo para a largada. “Foi uma pena, pois estávamos andando superbem, mas, como as máquinas são imprevisíveis, tivemos que trocar de motor e aí demos um tiro no escuro, pois não tínhamos idéia do rendimento desse novo motor para a prova”, comentou Demian.
Sendo o primeiro a largar, o piloto alagoano saltou da 47ª para a 30ª posição, mas o desempenho do kart estava insuficiente nas retas. Após uma chuva – que interrompeu a prova –, a equipe relargou, enfrentando várias adversidades, como o mau rendimento do motor, algumas batidas e a pista úmida. “Senti muito, pois sei que poderíamos ter feito bem melhor, dado o talento dos pilotos, só que, em corrida, não dá pra acertar todas as vezes”, ressaltou.
PÓDIO
Uma das características das 500 Milhas da Granja Viana é a ajuda mútua dos pilotos. Muitas vezes, times “amigos” fazem estratégias parecidas com o intuito de conseguir boas colocações conjuntas. No decorrer da prova, Demian deu aquela “força extra” para uma equipe de Pernambuco, contribuindo para que a mesma saltasse da 8ª para a 3ª posição, terminando a prova em sexto lugar na sua categoria. “Foi muito bom ter ajudado a equipe a pular tantas posições e poder subir no pódio comemorando com eles. Foi cansativo, trabalhoso, com momentos difíceis, mas que valeram muito a pena para o resultado final”, concluiu Demian.