A grande novidade da edição 2007 da 500 Milhas da Granja Viana, a 11ª da sua história, foi a igualdade de motores para todos os karts. Desta vez, a organização da prova junto com a RBC Preparações, levou mais de 150 motores que foram sorteados para as equipes participantes. Cada time recebeu dois propulsores e o que se viu foi uma das provas mais equilibradas da história. Na tomada de tempos foram 16 karts andando dentro do mesmo segundo e na corrida, que só foi decidida nas últimas voltas, nenhuma supremacia de alguma equipe. “Com os motores sorteados a corrida ficou mais justa, todos andaram muito juntos o tempo todo. A igualdade de motores também rendeu grandes disputas, já que ficou mais difícil ultrapassar”, comentou o piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, Douglas Hiar (Tx Wear/ RG 518). Pelo segundo ano consecutivo ele correu com a equipe gaúcha Targh 400, bicampeã brasileira de endurance no kart, que contava também com Raphael Mattos, Oswaldo Negri, João Gonçalves, Fernando Wortmann, Rogério Raucci, Pedro Gomes e Roberto Gomes.
Com dois karts e oito pilotos, a Targh 400 teve um começo de prova arrasador. Partindo da segunda e da quinta posições no grid, o time logo assumiu a liderança da corrida. Mesmo depois das primeiras paradas no box para reabastecimento e troca de pilotos, a Targh continuava na briga até enfrentar problemas de motor com um dos seus karts, o número 40. “A estratégia do 40 era muito boa para a corrida. O João Gonçalves largou e fez dois tanques de combustível; depois eu entrei na pista e fiz mais dois, mas depois do terceiro piloto, começamos a ter problemas de motor”, contou Douglas Hiar. “Chegamos a trocar o motor e, depois disso, o kart voltou a andar no tempo dos líderes, mas já tínhamos perdido tempo demais”, lamentou o bicampeão brasileiro de kart.
Com o outro kart, a equipe se manteve na briga. O 41 terminou a prova na quarta posição dentro da mesma volta dos líderes. “Fico muito feliz de ter conseguido o pódio. Alguns problemas acabaram tirando nossas chances de brigar de fato pela vitória, mas o quarto lugar é uma grande conquista em uma corrida com mais de 10 horas de duração”, comentou Hiar. A 11ª edição da 500 Milhas da Granja Viana terminou de uma maneira um tanto confusa. Uma pane no sistema de cronometragem obrigou o diretor de prova a acionar a bandeira vermelha (interrompendo a corrida) quando faltavam menos de 100 voltas para o fim. Depois da pausa, os karts chegaram a relargar em fila indiana, mas outra pane na cronometragem obrigou a direção a encerrar a corrida. A vitória ficou com o kart número 72, pilotado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Renato Russo.
Veja quem foram os seis primeiros colocados na 500 Milhas da Granja Viana 2007:
1- HSBC/Caras/Assolan - kart 72
2- HSBC/Caras/Assolan - kart 71
3- Petrobras/Carcasci – kart 29
4- Targh 400/Dolly – kart 41
5- Piquet Sports – kart 03
6- Piquet Sports – kart 28