Com o lema "não basta reportar, tem que participar", a equipe de jornalistas que encarou o desafio de disputar uma corrida de 500 Milhas (cerca de 800 km de extensão) contra alguns dos melhores pilotos do mundo (de F-1, Indy, Stock etc) ganhou uma boa história para contar.
Depois de sofrer com a quebra na classificação e ficar com o último lugar no grid, a equipe Bee Racing/ BKO/ Jornalistas subiu 22 posições na prova com quase 50 karts e terminou a corrida na 27ª colocação, sendo 9ª na categoria B (composta pelas 24 equipes que ficaram de fora do Top Qualifying).
A prova foi disputada no novo Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina, onde foi realizada a 15ª edição das 500 Milhas de Kart, a primeira fora da Granja Viana. A equipe vencedora foi a do kart 2, composta por Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Cesar Ramos, Roger Rieger, John Louis, Gabriel Dias e Giorgio Ramos, que completaram as 700 voltas em 11 horas e 39 minutos. A equipe de Rubens Barrichello ficou em segundo, apenas 3s3 atrás do vencedor.
"Com certeza foi um dia inesquecível para todos os jornalistas que integraram o time. Pudemos viver a prova de maneira intensa, sem sofrer com quebras, rodadas ou acidentes. Nosso objetivo inicial era não atrapalhar ninguém e conseguir mergulhar mais profundamente no entendimento deste esporte com o qual trabalhamos, o automobilismo. Conseguimos mais que isso: temos agora uma boa história para contar. Seja para nossos leitores, seja para os netos", disse Rodrigo França, que publicou a história no site da Revista Alfa, da editora Abril.
"A categoria B leva seis equipes para o pódio e ficamos relativamente perto deste feito que seria incrível. Na F-1, que também tem 24 carros, os dez primeiros marcam pontos. Então daria para dizer que o nosso time entrou na zona de pontuação", brincou França.
O time dos jornalistas teve Eduardo Batista, Cassio Cortes, Bruno Terena, Rafael Munhoz, Leonardo Murgel, Alexander Grunwald, Carsten Horst e até um repórter estrangeiro, o norte-americano Efrain Olivares, da revista Racer e Speedtv.com.
"É muito bacana ver que a cada ano a equipe dos jornalistas evolui mais, conseguindo se mostrar cada vez mais competitiva. Este intercâmbio é muito importante para eles, como eu vejo que está sendo a minha participação como comentarista nas transmissões de corridas da Band. É bom sempre tentar aprender os dois lados e com certeza neste final de semana eles tiveram uma chance de aprofundar mais este conhecimento sobre automobilismo de maneira muito prática", diz Felipe Giaffone, piloto e promotor das 500 Milhas de Kart.
Além do suporte da própria organização, do Beto Carrero World e do Kartódromo Granja Viana, a equipe dos jornalistas teve o patrocínio da BKO e apoio da URacer. "Foi uma prova especial e ficamos muito felizes de fazer parte desta história", diz Eduardo Batista, diretor de incorporação da BKO.