Uma festa de confraternização de final de ano. Ou uma prova importante, onde o objetivo de todos é vencer? As duas frases podem, juntas, definir o que é a 500 Milhas Granja Viana, uma das provas mais famosas do kartismo mundial e que reúne ‘tops’ do automobilismo, como Rubens Barrichello e Felipe Massa.
Alexandre Ruiz Filho (Dermiwil/ Baby Go/ Mazzarello/ DMW Malas de Viagem/ Stanley), que em 2008 disputou a Fórmula BMW Américas, está na disputa de sua terceira 500 Milhas, e este ano sua equipe, a Spirit Sports, largará em 7º entre mais de 60 inscritos. “É uma bela festa, onde nos reencontramos com muitos amigos, que participam com igual objetivo”, explica o piloto. “Mas também participamos para ganhar, assim como a maioria das equipes e pilotos que estão na prova”, emenda.
O piloto paulista está bastante otimista quanto a obter bom resultado e até mesmo uma vitória. “A Spirit Sports está bem preparada, temos uma equipe técnica muito boa, comandada pelo ‘Zé do Bode’ e pelo Glauco, além de pilotos capacitados”, diz Ruiz Filho, que competirá ao lado do próprio Glauco Alex e de Eduardo Leite, que conduziu o kart na tomada de tempos e top qualifying, João Pretto, o escocês Rod MacLeod, Paulo de Carli e Adriano Pizzonia. “Nos anos anteriores a Spirit sempre andou beliscando a vitória e em 2006 foi a única equipe que terminou a prova com seus dois karts entre os dez primeiros. Quem sabe não vencemos este ano?”, completa.
Nesta edição a equipe de Ruiz Filho (Dermiwil/ Baby Go/ Mazzarello/ DMW Malas de Viagem/ Stanley) voltará a competir com dois karts, o que significa que o descanso será pequeno. “Não tem problema, correr de kart é ótimo, a prova é ótima e não me importo nada de ter pouco descanso”, finaliza o piloto. O segundo kart da equipe, conduzido na tomada de tempos por Rod MacLeod, largará em 29º.
A largada da 500 Milhas Granja Viana, edição 2008, será neste sábado, às 13 horas.