publicidade
18/11/2008 14:10

Furo de regulamento acabou ajudando Oi/Piquet Sports. Entenda o que aconteceu

Fonte: Erno Drehmer


Foto: Guilherme Netto

O kart 3, aqui conduzido por Tuka Rocha


Uma das polêmicas desta última edição da 500 Milhas Granja Viana envolve a desclassificação da equipe Oi/ Piquet Sports, que na pista finalizou em segundo lugar após as 644 voltas disputadas.

 

Um dos três karts da equipe foi desclassificado ainda muito cedo, após um incidente na balança (kart 2). Os outros dois foram desclassificados ao final da corrida, um deles por não ter ido a balança (kart 4) e o outro, o que chegou em segundo (kart 3), por ter sido ajudado e empurrado justamente por este que não foi a balança.

 

Segundo Rodrigo Piquet, que ontem entrou em contato com o Kart Gaúcho, os Comissários Desportivos desclassificaram o kart 3 argumentando que o kart 4 teria empurrado o kart que chegou em segundo. Rodrigo diz mais: Nosso kart, o de número 3, estava totalmente dentro do regulamento e não vemos motivo para que ele tenha sido desclassificado. O outro, o de número 4, foi desclassificado justamente, pois não paramos na balança”. Sobre o jogo de empurra ele diz:  “Dos 10 primeiros karts no final da prova, quase todos estavam fazendo jogo de vácuo, como acontece em todas as edições das 500 milhas, só não enxerga quem não quer”. 

 

Vale ressaltar que jogo de vácuo já é conhecido desde as primeiras edições das 500 Milhas, e mesmo que uma equipe use um kart sem peso para ajudar a empurrar outro, existe uma brecha no regulamento que permite tal ato. O regulamento da prova, em seu artigo 12º, que trata das penalizações, diz:

 

6 - Falta de peso até 8.000 gramas: Time Penalty - 2 minutos, sendo que a 3ª (terceira) penalização por falta de peso a equipe será desclassificada da prova. 

7 - Falta de peso acima de 8.000 gramas: exclusão da prova.

 

Ou seja, isto permite que uma equipe dispute a prova por muitas voltas sem obedecer ao peso mínimo. A equipe pode fazer duas ‘tocadas’ com até 8 quilos a menos. Cada vez que pesar, a equipe sofrerá um time-penalty de dois minutos. Na terceira, ela será desclassificada e isto é um risco calculado, problema de cada equipe. 

 

Segundo Rodrigo Piquet, o regulamento não pode ser modificado no momento em que for necessário. “Não existe nada no regulamento dizendo que um kart não pode ser empurrado por outro, ainda que supostamente estivesse sem peso. No próximo ano a organização pode colocar uma balança na entrada e outra na saída, para evitar que o kart volte à pista sem peso, mas isto no ano que vem, agora não há mais o que fazer.  Infelizmente a prova fica sub judice”, encerra Piquet.

 

Outro ponto levantado é que, conforme verificado através do site Cronomap (cronometragem oficial das 500 milhas), vários karts tinham tempos de volta parecidos, com a diferença de 1 décimo em relação ao tempo da melhor volta da equipe de Nelsinho no final da prova, provando mais uma vez que várias equipes estavam sendo empurradas no mesmo momento.

  • 18/11/2008 22:09 Jandre Nunes

    Pode se inventar muitas desculpas, mas a partir do momento que o Kart 4 nao quis se apresentar a balanca, significa que desobedeceu uma autoridade, no qual a Federacao Paulista ali representava. Existem 2 motivos para desclassificacao da equipe. Neste ano e nao em 2009. 1 . Falta de conduta desportiva.. Que nao qual, desobedeceu uma ordem direta de um fiscal de prova que teria que entrar na balanca. Caso que que eh piloto de Formula 1 e tem o nome do pai a zelar. fica um tanto chato se sujar para ganhar vantagem.2. Falta de peso acima dos 8 kilos. Pois eh obvio que se o kart nao quiz pesar, eh porque o peso seria muito abaixo dos 8 kgs. Equipe Piquet, voces tem pilotos e equipamento de ponta. Nao precisam deste tipo de atitude para se beneficar de uma corrida. Jandre NunesChefe de EquipeNitro 500

  • 19/11/2008 13:05 Narciso Mori Junior

    Boa tarde, O Rodrigo esta certo se eles quiserem pode mudar no outro ano , mas em cima da hora não Eu acho que esta 500 milhas estão deixando muita brecha como o caso dos motores num dia os motores andam no dia tomada toman 1 segundo dele mesmo , não tem warm up atens da corrida como pode sendo uma prova longa se o Giafone na abrir o olho esta prova tem tudo para morrer um abraço Cisão

  • 19/11/2008 13:14 Narciso Mori Junior

    Jandre, Eu acho que vc esta enganado o Nelsinho nem estava np kart no ocorrido eo regulamento não fala nada de conduta desportiva no caso da balança se não pessar desclassificado eo regulamento diz - Falta de peso acima de 8.000 gramas: exclusão da prova, então a exclusão e exclusiva no kart que esta fora do peso não na equipe um abraço Cisão Motorsport

  • 19/11/2008 21:41 Boca Mecanico Da Oi

    se fose o kart do rubinho ninguem falava nada! trabalhamos muito ! todos sabem sempre todos pegao [vaco] e uma pena isto mancha as 500

  • 16/06/2009 14:02 Gilberto Arantes

    CisoSerá que vc. é vc.? Espero que sim!!Acho que até que enfim te acheiTá tudo bem com vcs.?Abraço,"Eu"Em tempo:Tô te esperando até hoje para irmos à festa...