O encerramento da temporada 2015 do automobilismo brasileiro será marcado por uma grande festa em Limeira. Neste sábado (19), a cidade do interior paulista (150 km da Capital) será a nova casa da mais famosa corrida do kartismo nacional, a 500 Milhas de Kart da Granja Viana’, que deverá reunir cerca de 60 karts carenados de 13 hp, conduzidos por mais de 200 pilotos.
"É um grande congraçamento de final de ano, onde encontramos amigos que estavam correndo no exterior, outros pilotos que atuam aqui no Brasil, e ainda aqueles que estão se despedindo do país para correr lá fora. E o melhor de tudo, todos fazendo o que mais gostam que é acelerar e competir", comentou o piloto Rodrigo Baptista, da equipe HTPro Nutrition/ Nelsinho Competições.
Usando a sua experiência de vencedor de duas edições das 24 Horas de Kart como mecânico, e ainda pole position de uma 500 Milhas já como chefe de equipe, Nelson Pinto Filho procurou aliar experiência e juventude na HTPro Nutrition/ Nelsinho Competições para atingir o objetivo de levar o seu time ao pódio. Para isto, convidou três pilotos que já tiveram sucesso nesta prova de gala do kartismo, e que neste ano já venceram em suas respectivas categorias: Tuka Rocha, Alain Sisdeli e Rodrigo Baptista.
Mais experiente de todos, Tuka Rocha venceu vários campeonatos de kart no Brasil entre 1996 e 2000 conquistando o tricampeonato brasileiro de kart consecutivo, e depois correu de Fórmula 3, World Series, Fórmula 3000, A1 GP, Fórmula Superliga e atualmente está na Stock Car.
"A nossa expectativa é lutar pela vitória. Eu já senti este gostinho quando ganhei a primeira edição das 500 Milhas em 97, ao lado do Felipe Massa e do Júlio Campos. Estou com saudades e quero repetir a dose", comentou o vencedor do GP de Ribeirão Preto na Stock Car neste ano.
O kartista do trio é Alain Sisdeli, campeão sul-americano, brasileiro, paulista, além da Copa Brasil e Top Kart. "A minha expectativa é maior do que nos outros anos. Primeiro, porque o recorde da pista de Limeira é meu, e os meus companheiros de equipe são muito bons. Nas minhas duas únicas participações eu subi no pódio, uma vez em quinto e outra em quarto. Então, pretendo subir no pódio novamente e subir no mínimo mais um degrau", revelou o piloto de Americana, interior de São Paulo.
O mais novo dos três também já subiu no pódio das 500 Milhas, quando foi o quinto colocado em 2013, ao lado de Sisdeli na Nelsinho Competições. Rodrigo Baptista estreou este ano no automobilismo e foi a grande revelação do esporte, ao vencer corrida na Fórmula 3 Brasil e na Copa Petrobras de Marcas.
"Planejamos tudo e pretendemos lutar pelo pódio novamente. Esta é uma prova que exige estratégia, preparo físico, resistência do equipamento e velocidade dos mecânicos. A nossa equipe já é vencedora pela formação dela", acredita o piloto de 19 anos de idade, que no último final de semana encerrou a sua campanha no Brasil competindo ao mesmo tempo na Copa Petrobras de Marcas e na Fórmula 3 Brasil.
Disputada desde 1997, a 500 Milhas teve suas 14 primeiras edições realizadas no Kartódromo Granja Viana (daí o nome da prova) em Cotia (SP). Em 2011, a prova passou a ser disputada no Kartódromo Beto Carrero em Penha (SC), onde ficou até 2014. Os maiores vencedores são Rubens Barrichello e Tony Kanaan.
É esperado um público por volta de 15 mil pessoas para acompanhar o evento, com duração de cerca de 11h30, que também terá outras provas como a Shifter, Rotax, Cadete, além de Supermoto e do Kart dos Artistas.