Há tempos que a 500 Milhas de Kart Granja Viana deixou de ser apenas uma festa de fim de ano para os pilotos. A cada temporada que passa, as equipes buscam o melhor conjunto para vencer a corrida mais difícil do kart nacional. Um dos times que já podem ser colocados entre os favoritos a brigar pela vitória na edição 2009 - marcada para amanhã (5) - é o dos karts 21 e 22, que serão comandados por estrelas da Stock Car, Fórmula Indy e do próprio kart. O time principal deve ser formado pelos pilotos Sérgio Jimenez - com passagens pela Fórmula GP2 e A1GP e atualmente na Copa Vicar; Thiago Camilo - da Stock Car; Marcos Gomes - Stock Car; e João Gonçalves (Dolly/ Kart Mini/ AMF/ Alpinestars/ Krones) - tricampeão brasileiro de kart e campeão do mundo da modalidade com motores Biland.
"A Dolly conseguiu montar um time bastante forte. Estou feliz por ter sido colocado ao lado de outros três pilotos reconhecidamente rápidos para pilotar um dos karts", comenta João Gonçalves. "Mas temos muito trabalho pela frente se quisermos brigar pela vitória. Todos chegam para essa corrida com força total, e qualquer detalhe despercebido faz muita diferença", ressalta o piloto, lembrando que a 500 Milhas de Kart Granja Viana tem um grid com nada menos que 64 bólidos e pilotos como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e vários outros.
O circuito da Granja Viana, que fica na região de Cotia - na Grande São Paulo, tem movimentação intensa nesta semana que antecede a 13ª edição do evento. Às vésperas da tomada de tempos, que será realizada hoje entre 11h e 12h15, os pilotos se concentram nos últimos ajustes dos karts para buscar a melhor posição de largada. "A evolução do kart é constante, então o trabalho só fica mais intenso a cada dia, principalmente quando vai chegando a hora da tomada de tempos ou da corrida", destaca João Gonçalves. "Conseguir uma boa posição de largada ajuda muito na definição da estratégia de corrida", avalia.
O desafio da 500 Milhas de Kart Granja Viana fica ainda maior se levada em conta a duração da prova. Os pilotos devem percorrer 644 voltas no traçado do kartódromo ou completar o limite de 12 horas de corrida. Um tipo de prova no qual João teve a experiência de conquistar o Campeonato Brasileiro de Kart Endurance - um torneio no qual pilotou durante seis das 12 horas de prova disputada em Itu, no interior de São Paulo.
"A 500 Milhas não tem um segredo específico. São vários detalhes que compõem um time vencedor. Mas acho que o mais importante é a formação da equipe. Mais do que rápidos, os pilotos precisam ter um ritmo parecido entre si, virando tempos de volta bastante próximos e com uma pilotagem que não force demais o kart ou se envolva em incidentes", comenta Gonçalves.
A 13ª edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana tem largada prevista para às 12h30 e cobertura pelo canal por assinatura Sportv - que transmite ao vivo a largada e a chegada, além de flashes durante a programação.