O paranaense José Muggiati Neto teve duplo compromisso no último final de semana, quando fez parte de um evento grandioso e conhecido no mundo todo. O jovem competidor da categoria Cadete participou das provas preliminares das 500 Milhas Beto Carrero, competição que reúne pilotos destacados de diversas categorias do automobilismo brasileiro e mundial e que foi realizada em Penha (SC).
A participação do atual campeão sul-brasileiro foi em duas categorias. A primeira foi a Cadete, onde esteve sempre presente entre os cinco primeiros nos treinos oficiais. Uma rodada na tomada de tempos, porém, o fez ficar sem vácuo, o que prejudicou sua posição final no grid de largada. Partindo da 10ª posição, Zezinho teve novo prejuízo com uma rodada à sua frente, já que a manobra para desviar o fez perder muito tempo. Assim, aproveitando-se de quebras e batidas de outros concorrentes, o paranaense terminou em 8º.
Na segunda bateria, que teve uma capotagem de um concorrente na largada e, por isto, a interrupção da prova, Muggiati largou bem e logo figurava na 5ª posição. Em poucas voltas o piloto da I R Competições, equipe comandada por Irineu Rosa, já assumia o 3º lugar, mas como os dois primeiros se distanciaram, José Muggiati Neto terminou em 3º, sua posição final no evento.
A ótima surpresa do final de semana estava por vir na categoria Mini Max Rotax, onde José Muggiati Neto fazia sua estreia. Sem nunca antes ter sequer treinado com um kart equipado com motores Rotax, Zezinho ficou em segundo em todos os treinos e largou em 4º na primeira bateria. Disputando a ponta, ele acabou recebendo um toque de um adversário – que acabou punido pela manobra – e saiu da pista, voltando em 8º, posição em que recebeu a bandeirada final.
Na segunda bateria, largando por fora, Muggiati rodou ainda na primeira curva e o motor demorou a dar partida novamente. Com isso, o pupilo do treinador André Nicastro perdeu quase uma volta e terminou novamente em 8º. “O resultado não foi o mais importante, é claro que se fosse melhor teríamos ainda mais motivos para comemorar. Mas o que valeu é que o Zezinho foi rápido nos treinos, e na corrida, andando sozinho, virou tempos semelhantes aos dos ponteiros”, analisa o preparador Irineu Rosa.
O próximo compromisso de José Muggiati Neto, o último pela categoria Cadete, será de 11 a 14 de dezembro, também no Kartódromo Beto Carrero, quando disputará a Copa das Federações. No próximo ano ele passará a competir na categoria Júnior Menor.