Leonardo Nienkotter está de volta e participa das 500 Milhas
Fonte: MF2 - Bruino Vicaria
Compartilhe
Quatro anos depois de correr pela última vez na Fórmula 3000 européia, o catarinense Leonardo Nienkötter está reaparecendo nas pistas nesta semana. O terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 de 1999 está participando das 500 Milhas Siemens da Granja Viana, principal evento do calendário do kart nacional. Nienkötter, com 27 anos, iniciou os treinos nesta segunda-feira em parceria com o paulista Guilherme Jacob, atualmente residindo em Florianópolis.
Uma das promessas brasileiras na década passada, Nienkötter estreou no automobilismo em 1992. Conquistou muitas vitórias por onde passou. Foi campeão pan-americano e sul-americano de kart, antes de iniciar a escalada que pretendia levá-lo à Fórmula 1 nas extintas categorias Fórmula Ford e Fórmula Chevrolet. Com a visibilidade adquirida na F-3 sul-americana, partiu para o velho continente e disputou a F-3000 Européia – na época, uma das portas de entrada para a F-1. A história na Europa durou pouco mais de um ano. “Como muitos pilotos, parei de competir por falta de patrocínio. O automobilismo é um esporte muito caro e não tive outra alternativa a não ser mudar os rumos da minha carreira”, disse.
De volta à cidade natal, Leonardo afirmou não ter ficado magoado por ter abandonado seu maior sonho, que era se estabilizar como piloto profissional de corridas. “Não me senti frustrado, pois sei que dei o máximo de mim e não continuei por motivos de força maior. Por isso, estou com a consciência tranqüila”, ressaltou. Nienkotter tentou ainda retornar ao automobilismo nacional, mas novamente esbarrou na falta de apoio financeiro. “Cheguei a pensar em correr na Stock Car, mas o problema é que em Santa Catarina não existem grandes empresas – o grande centro é São Paulo – e isso complica na hora de captar patrocínio. Agora cuido de uma revenda de carros da família e não pretendo voltar a correr”, declarou.
Neste final de semana, no entanto, Nienkötter está matando as saudades da velocidade nas 500 Milhas Siemens da Granja Viana. “Conheci meu companheiro de equipe, Guilherme Jacob, em Florianópolis. Ficamos amigos e ele me convidou para participar. Topei na hora. Seremos só nós dois nessa maratona de quase 12 horas de corrida”, comentou. Sem planos de voltar a correr, veio a São Paulo com objetivos bem definidos. “Vou correr para me divertir, mas pretendo ficar entre os dez primeiros”, finalizou.
Esse website utiliza cookies próprios e de terceiros além de outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.Prosseguir