No último final de semana o jovem piloto brasiliense Lucas Foresti (Ipiranga) passou por um importante momento de sua ainda curta carreira no automobilismo. Ele foi convidado por Nelsinho Piquet para conduzir um dos três karts da equipe Piquet Sports na tradicional prova 500 Milhas da Granja Viana.
A equipe composta pelos karts 3, 4 e 28 teve, além de Lucas, os pilotos Nelsinho Piquet, Clemente Faria Júnior, Tuka Rocha, Geraldo Piquet, Thiago Azallini, Rodrigo Piquet e Luis Felipe Nasr.
Desde os primeiros treinos o time da Piquet Sports já se destacava e, diante de tantas estrelas, manteve seus karts sempre entre dez mais rápidos em todas as sessões. O kart 28, que seria também guiado por Lucas, foi para a tomada de tempos sob o comando do experiente piloto Tuka Rocha. O paulista garantiu um lugar no Top-Qualify e classificou o kart na 14ª posição do grid.
Satisfeita com o resultado mediante sua estratégia de prova a equipe Piquet Sports esteve com seus três karts entre os 15 melhores do grid. Tuka fez a largada e guiou as primeiras três horas de prova levando o kart da 14ª para a quinta posição. Neste momento Foresti assumiu o comando do kart e guiou pelas três horas subseqüentes. Ignorando a experiência de tantos outros concorrentes na pista o garoto foi extremamente rápido e, mais do que isso, manteve-se constante durante todo o seu tempo na pista. Lucas negociou muito bem as ultrapassagens, fez uma parada nos boxes para reabastecimento perfeita e sequer encostou seu kart em qualquer um dos outros 67 concorrentes que estavam na pista.
Ao final de suas três horas de condução o representante da Ipiranga entregou o kart para Geraldo Piquet na segunda posição e continuou firme ao lado da equipe acompanhando a estratégia para os três karts do time.
Ao final, apesar do kart 3 ter perdido a liderança da prova quando estava duas voltas à frente do segundo colocado, a equipe conseguiu substituir a chaveta que trava à coroa novamente e este kart terminou na quinta posição geral. O kart 28, que foi guiado por Lucas, terminou na sexta posição. O outro kart do time, o 04, teve o eixo traseiro quebrado ainda no começo da prova e perdeu várias voltas para substituir a peça avariada. Mesmo assim conseguiu finalizar a competição na 28ª posição.
“Não tenho palavras para descrever a experiência que pude assimilar neste final de semana. Corri com pilotos super experientes e, para minha surpresa, são caras humildes e que me deram toques todo o tempo. O Nelsinho, por exemplo, me pegou por antes da minha vez de guiar e me passou todas as suas sensações da pista naquele momento. Foi fantástico. O resultado posso dizer que foi excelente e, se a prova não tivesse sido interrompida por problemas na cronometragem, com certeza terminaríamos entre os quatro primeiros”, finalizou o garoto de 15 anos.