A equipe MFK Racing sagrou-se, no último dia 20, Campeã das 500 Milhas da Granja Viana na Categoria B, entrando para um grupo seleto na história da maior prova de kart do Brasil, que teve cerca de 330 pilotos inscritos.
A MFK era carinhosamente chamada de equipe "internacional" do sul do Brasil, já que seus dois karts (números 18 e 81) eram conduzidos por seis pilotos do Paraná (Kalil Farran, Bruno Pacetti, Marcos Ramos, Gilmário Darú, Daniel Bittencourt e Jandre Nunes), um de Santa Catarina (Luiz Fernando Maul) e um do Rio Grande do Sul (Maico Casarin), contemplando todos os Estados da região sul do Brasil.
Segundo "Fejão", preparador de chassis da equipe, "optamos por fazer um acerto de corrida para a tomada de tempo, pois numa prova longa a posição de largada não chega a ser tão importante e ainda pudemos detectar alguns problemas nessa hora e corrigi-los com calma".
Após a tomada de tempo, feita em dois grupos com 37 karts em cada, Enéas Meinhardt reuniu toda a equipe para discutir a estratégia de corrida e elaborar o plano de prova para os dois karts da equipe e, a partir dai, todos os pilotos cumpriram suas tocadas de forma quase perfeita e o sucesso acabou sendo inevitável. "Tivemos um problema no filtro de ar no momento da chuva, o que nos fez perder seis voltas, pois fomos obrigados a entrar nos boxes para reparo. Mas, fora isso, todo o equipamento esteve perfeito", ponderou Bruno Pacetti.
O piloto Marcos Ramos, que disputa o Brasileiro de Rally, era um dos mais felizes com o resultado: "Sabíamos que tínhamos uma equipe forte e o equipamento muito bem acertado. Porém, dos oito integrantes da equipe, cinco estavam estreando nas 500 Milhas". A responsabilidade de tranqüilizar e quebrar a ansiedade do grupo ficou por conta dos ´veteranos' Daniel, Gilmário e o próprio Marcos. Assim, cada um pode desempenhar e mostrar talento e competência dentro da mais perfeita tranqüilidade.
Luiz Fernando Maul também se destacou dentro da prova e se surpreendeu com a dimensão do evento: "Realmente eu não tinha noção do quão difícil é disputar essa corrida. O nível de concentração está sempre no máximo e em nenhum momento conseguimos andar sozinhos. Qualquer descuido e todo o esforço poderia ficar comprometido".
Com o resultado nesta prova, Kalil Farran consagrou-se como o maior vencedor da Fórmula 4 (ou Pró-500) em 2005, pois além das 500 Milhas, também conquistou o título máximo na Copa Brasil e no Metropolitano de Curitiba. "Quero fechar o ano com chave de ouro ganhando também o Paranaense, que será disputado em Rio Negro em dezembro".
A Equipe MFK terminou em 19o lugar na classificação geral e em primeiro na categoria B, na mesma volta do 15o colocado. "Acho que foi sensacional o resultado, pois se levarmos em consideração que nossos motores (sorteados) eram cerca de 1 segundo mais lentos do que os da categoria A, conseguimos superar 39 karts da categoria principal", ressaltou Paulo Freitas, responsável geral pela estrutura da MFK. "E ir para o lugar mais alto do pódio na minha prova de estréia foi espetacular", concluiu Maico Casarin.