No último sábado (27) a equipe Nitro 500 participou 14ª edição das 500 Milhas de Kart Granja Viana, na cidade de Cotia (SP). Foi a quinta participação consecutiva e o terceiro pódio seguido, com o 5º lugar na categoria B.
A Nitro 500 já havia vencido as "500 Milhas Amadoras" no dia 31 de outubro, o que gerou motivação extra para a equipe, composta pelos paranaenses Jandre Nunes, Ulisses Ribeiro e Diego Fernandes, os catarinenses Lucas Gohr, Luiz Maul e Roberto Wuthstrack Junior, e o carioca Francisco Jansley.
Na tomada de tempos ao kart 50 faltou apenas um décimo de segundo para integrar a categoria A, composta pelas equipes das 16 "estrelas" convidadas e dos cinco pilotos mais rápidos de cada grupo, que disputaram o "top qualify".
Mesmo assim, o 32º lugar no grid foi muito comemorado, pois foi a melhor posição da equipe em suas cinco participações na prova, tendo ainda o outro kart da Nitro 500, o 51 em 36º dentre os 59 karts que formaram o grid.
Durante as 11 horas de prova, o 50 foi ganhando posições, auxiliado pelo 51, alijado das primeiras posições em razão de acidentes e problemas mecânicos, o que exigiu esforço redobrado de toda a equipe. O kart 50 conseguiu finalizar em um bom 5º lugar na B, o que valeu o pódio.
Considerando as dificuldades naturais de uma prova tão longa, a qualidade dos pilotos e equipes participantes, o resultado alcançado pela Nitro 500 foi considerado muito bom, pois finalizou em 17º na classificação geral, a 10 voltas dos vencedores.
O pódio foi muito comemorado, com toda a equipe registrando o apoio ao piloto Diego Fernandes, que sofreu um forte acidente nos treinos, o que o impediu de participar da prova. Diego, ainda assim permaneceu com a equipe, incentivando a todos.
Em 2011 a prova será realizada no Parque Beto Carrero World (no Balneário de Penha, em Santa Catarina), de acordo com anúncio do promotor Felipe Giaffone, que detalhou a novidade ao lado de Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi. A Nitro 500 já está pensando na 15ª edição, com o objetivo de ingressar na categoria A e alcançar um lugar mais alto no pódio.