Um evento fantástico, superação, surpresas e uma atuação que por muito pouco não se traduziu em vitória. Assim foi a participação de Paulo Farias (Kart Mini | MV Racing | Stop Aço) e de seus companheiros de equipe na disputa da 16ª edição das 500 Milhas de Kart, realizada no último sábado (15) no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
Farias – campeão brasileiro da Super F4 em 2011 e dono de longa e vitoriosa trajetória no kartismo nacional, o que lhe rendeu respeito e muitas amizades no esporte – integrou a equipe MV Totvs R28, que tinha na condução os também rápidos Alexandre Camargo e Rodrigo Pacetta e que de forma muito precisa “pegou a mão” do traçado catarinense. “Nos primeiros treinos já estávamos entre os mais rápidos e no terceiro assumimos a ponta em nosso grupo. Tínhamos os três uma guiada muito equilibrada”, lembra Farias, cuja equipe competiu na divisão “B” das 500 Milhas.
Já com a certeza de que tinha em mão um equipamento competitivo – igual condição que os três pilotos apresentavam – a equipe foi confiante para a tomada de tempos, mas a chuva fez com que entrasse água em alguns motores. Um deles foi o da MV Totvs R28, que assim obteve apenas a 39ª posição no grid de largada. “Não nos abatemos e fomos para a prova com muita confiança, pois sabíamos do nosso potencial”, contou Farias.
Paulo Farias fez uma excelente largada – “a melhor da minha vida” – e já na primeira volta passava em frente à cronometragem em 18º, superando 21 adversários. Alexandre Camargo, o próximo a ir à pista, recebeu o kart na 8ª posição e, depois de ‘virar’ uma volta mais rápida que a outra, entregou o kart para Pacetta em 3º. “Foi aí que tivemos a grata surpresa de ver o Pacetta, que estava parado há oito meses devido a um grave acidente na Granja, andar demais. Parabéns, meu amigo”, vibra Farias.
Com uma guiada muito segura – e rápida – Pacetta chegou a liderar a corrida na geral e devolveu o kart na segunda posição e daí em diante a equipe continuou forte na prova, trocando posições entre os seis primeiros o tempo todo. Na última hora da corrida, outra surpresa: a chuva, que não estava nos planos da maioria das 49 equipes que disputavam as 500 Milhas.
Foi aí que a MV Totvs R28 viveu seu maior problema durante as 650 voltas da prova. “Com a chuva, tivemos que trocar os pneus e acabamos perdendo mais de um minuto com uma roda que não encaixava. Paramos na liderança e acabamos voltando à pista em segundo, quase 30 segundos atrás do primeiro”, recorda Paulo Farias (Kart Mini | MV Racing | Stop Aço).
Descontando mais de um segundo por volta, o time ainda tentava a vitória, que acabou por não poder comemorar, já que terminava a corrida a apenas cinco segundos do time vitorioso. “Muitas equipes tiveram problemas na tomada de tempos e tivemos uma prova muito disputada também na B, com grandes nomes vindos de trás do grid”, ressalta Farias. “Mas conseguimos conquistar um ótimo resultado e agradeço muito aos meus parceiros de equipe, Alexandre Camargo e Rodrigo Pacetta, grandes pilotos e amigos, e também a minha equipe MV Racing, e ao Marcelinho, meu preparador e meu grande amigo, e a todos os mecânicos do time”, finaliza.