Nada menos que 73 karts disputaram nesta sexta-feira (18/11) a primazia de largar na posição de honra da 9ª 500 Milhas de Kart Granja Viana, a maior prova dessa modalidade no planeta na atualidade e que conta, em seu grid, com pilotos das principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Dan Wheldon e Marco Andretti.
Abrindo a longa fila de micromonopostos que ficarão dispostos a 45º, para a largada tipo Le Mans, na reta principal do Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, estará o kart 19 do piloto da equipe Ferrari de F1, Felipe Massa, que, com a marca de 57s701, garantiu a pole position da corrida, que tem sua largada marcada para a meia-noite desse sábado.
Na 4ª posição do grid estará o kart 44 PlanetKart/ Targh 400 (GH Digital / Megavision / DalPonte / MG Pneus / Retisul / Xizão Racing / Artmix) do quinteto formado pelos kartistas Julio Reis/ César Ramos/ Fernando Wortmann/ Pedro Gomes/ Roberto Gomes, um dos dez karts que participaram do emocionante Top Qualify, sistema de classificação adotado desde 2004 pela organização do evento e que compreende os cinco micromonopostos mais velozes de cada um dos dois grupos de classificação – dividindo os 73 inscritos -, cada um partindo individualmente para apenas uma volta lançada.
O resultado obtido na prática classificatória pela equipe PlanetKart/ Targh 400 não foi fato isolado, já que foi sempre uma das mais velozes em todos os treinos da semana e abriu o warm-up da manhã desta sexta-feira com a melhor marca do Grupo 1. Na tomada de tempos classificatórios, o bólido da equipe comandada pelo preparador Everson “Xizão” Pereira, ficou com a 2ª posição, estabelecendo em sua melhor passagem o tempo de 57s165. Já no Top Qualify, o 44 PlanetKart/ Targh 400 foi o sexto kart a partir para sua volta solo, tomando de Tony Kanaan a pole position provisória, fato que levou o publico que lotava as dependências do kartódromo ao delírio. Ao final da pratica, a marca obtida garantiu o 4º posto do partidor.
“Temos uma longa e difícil prova pela frente, que pode durar até 12 horas, mas estamos com o kart bem acertado e contamos com um grupo de pilotos rápidos e experientes. Seria leviano fazer qualquer prognostico, mas confiamos na obtenção de um grande resultado”, afirmou exultante Mano Fauth, o preparador de motores da equipe.
Confira os cinco primeiros do grid de largada:
1. 19 Assim (Felipe Massa/ Rubem Carrapatoso/ Rafael Daniel/ João Paulo Bertucelli), com 57s701
2. 190 Assim (Felipe Massa/ João Paulo Bertucelli/ Popó Bueno/ Marcos Gomes), com 57s930
3. 13 Octane Sports (Glauco Alex Vinokurouvas/ Emil Shayeb/ Rafael Daniel/ Eduardo Leite), com 58s126
4. 44 Planet Kart/Targh 400 (Julio Reis/ Cesar Ramos/ Fernando Wortmann/ Pedro Gomes/ Roberto Gomes), com 58s250
5. 71 Shell (Rubens Barrichello/ Tony Kanaan/ Marco Andretti/ Dan Wheldon), com 58s431