Apesar de não ter sido encerrada com o total de número de voltas previstas, mais uma vez a tradicional prova das 500 Milhas da Granja Viana foi um sucesso de público, mídia, equipes e pilotos.
A grande novidade do evento deste ano, porém, foi o fornecimento dos motores terem sido feitos por uma única empresa, que equalizou todos os equipamentos e entregou para as equipes através de sorteio.
Com mais de 20 anos de experiência foi a RBC Preparações, de Belo Horizonte, quem cuidou de todos os propulsores da prova. Sob o comando de Rafael Cançado, a empresa deslocou para a Granja Viana uma estrutura digna de grandes eventos que contou com van, caminhão, carreta oficina, além dos 12 profissionais que trabalharam no kartódromo para que tudo corresse da melhor maneira possível.
Em um esforço conjunto com a empresa JL, proprietária do kartódromo, que colocou cinco de seus funcionários à disposição da RBC, todos os motores foram cuidadosamente preparados e revisados para o evento. Na quinta-feira anterior a prova cada equipe retirou dois motores por kart e realizou os primeiros treinos livres já com o equipamento da prova. No dia seguinte foi mais uma sessão livre para cada time seguida pela tomada de tempos.
Tanto na quinta como na sexta-feira os motores foram devolvidos para a RBC e todos os times que notaram qualquer divergência relataram seus problemas e tiveram seus equipamentos novamente avaliados pela RBC. Em alguns casos um simples aperto ou desentupimento de bombas ou, em outros deles, re-equalização no dinamômetro que a empresa levou para a pista.
“Até agora está correndo tudo da melhor forma possível. Estamos preparando os equipamentos para cá desde agosto e não podemos deixar que nada dê errado. Estou muito feliz, pois, após a tomada de tempos, verificamos que 28 karts tiveram seus tempos separados por meio segundo e, aumentando esta margem para um segundo, chegamos ao impressionante número de 58 karts, o que representa mais de 85% do grid”, analisou Rafael Cançado.
Desta forma, com todos os motores perfeitos para a prova, os 68 karts largaram aos 15 minutos do dia dois de dezembro para a primeira edição das 500 Milhas com todos os motores sorteados. Já nas primeiras voltas foi possível notar que a escolha da organização tinha sido completamente acertada e, pelo menos os 40 primeiros karts do grid, andaram em um único bloco até a primeira janela de paradas. Daí para frente os karts se espalharam na pista, mas, durante toda a madrugada foi fácil notar grupos de 10, 12 ou até 15 karts que andavam juntos se ajudando e trocando posições no grande vácuo que este tipo de kart proporciona.
Mesmo tendo montado uma exclusiva sala de motores onde os times puderam se dirigir nos casos de algum problema, durante a prova apenas surgiram reclamações de pequenas falhas em alguns pontos isolados da pista, problemas sanados com rapidez e destreza pelos profissionais que se desdobraram para atender a todos no menor tempo possível.
“Apesar de fazermos pelo menos três vezes por mês competições com motores sorteados, sempre existe uma ponta de ansiedade. Esta foi a primeira vez que fornecemos todos os motores para as 500 Milhas e não queríamos que nada desse errado. Funcionou. Não tivemos nenhuma quebra durante todos estes dias e, mais do que isso, os poucos problemas que surgiram foram simples e de resolução extremamente rápida. Agradecemos novamente à confiança depositada na RBC pelo Kartódromo Granja Viana e, assim que nosso equipamento voltar à Belo Horizonte, começaremos o desenvolvimento das coisas para a prova de 2008”, finalizou Cançado.
Para a RBC Preparações a temporada ainda está longe de acabar. No próximo final de semana acontece a rodada final do Paulista Light, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Na semana seguinte então, no dia 15, serão realizadas a etapa final do Paulista de Kart, no Kartódromo de Interlagos e a edição 2007 das seis horas de Brasília. Esta prova é realizada no Kartódromo Waltinho Ferrari, conta com a participação de pilotos como Roberto Pupo Moreno, Vitor Meira, Nelsinho Piquet entre outros ícones e a prova também é realizada com os motores Honda GX-390 que foram utilizados na Granja Viana.